O CLIPCA é só para estudantes do IPCA?
Não. O CLIPCA destina-se à comunidade do IPCA (estudantes, ex-estudantes, alumni, pessoal docente e pessoal não docente) e à comunidade externa (público geral).
Que línguas são ensinadas no Centro de Línguas?
O CLIPCA oferecerá um leque de cursos de línguas, como por exemplo: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Russo, Português para Estrangeiros e Língua Gestual Portuguesa. Ocasionalmente, poderá ser disponibilizado outra língua.
No entanto, a oferta formativa de cada ano é variável. Consulte o catálogo de cursos deste ano aqui.
Em que períodos funcionam os cursos do CLIPCA?
Os cursos funcionam durante todo o ano letivo.
Os cursos regulares podem funcionar em regime anual ou semestral, os cursos intensivos e os cursos de verão funcionam no período máximo de 2 semanas e os cursos à medida e os workshops variam conforme as necessidades.
Qual o tamanho das turmas?
Pode variar e é definido em Edital, aquando a abertura das candidaturas. Geralmente, o número mínimo é de 20 e o máximo 30 inscrições, para os cursos regulares, e o mínimo de 10 e o máximo 25 inscrições, para os cursos intensivos.
Onde funcionam os cursos?
No Edital de abertura de cada curso são definidos os locais de funcionamento de cada curso.
Os cursos do CLIPCA podem ser lecionados nos diversos polos da Escola Técnica Superior Profissional (Braga, Esposende, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde) – e no Campus do IPCA (Barcelos).
Os cursos à medida, a título excecional, podem decorrer nas instalações dos organismos, instituições ou empresas que o requererem, tendo horário e preçário próprio.
Onde posso ver os horários?
No Edital de abertura de cada curso são definidos o horário e a calendarização das aulas.
Os cursos têm quantas horas?
A duração dos cursos é variável. Os cursos regulares variam entre 48 a 120 horas, os cursos intensivos entre 30 a 60 horas, os cursos de verão entre 10 a 60 horas e os cursos à medida e os workshops variam conforme as necessidades.
Como faço para saber o meu nível?
Pode realizar um teste diagnóstico gratuito (meramente indicativo), através do link https://www.languagelevel.com/, e/ou consultar o quadro resumo do conjunto de níveis de referência comuns propostos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) – Escala Global do QECR.
A escolha do nível do curso é da responsabilidade dos candidatos.
O resultado do nível corresponde ao curso que tenho de me inscrever?
Não. O resultado do teste de nível (ainda que meramente indicativo) determina o nível em que se encontra.
A escolha do nível do curso é da responsabilidade dos candidatos.
Tenho de pagar o teste diagnóstico/teste de nível?
O teste é gratuito e realizado em plataformas de acesso livre (por exemplo, https://www.languagelevel.com/).
Qual o preço dos cursos?
O valor de cada curso é fixado no Edital de abertura de cada curso.
Para efetuar o pagamento há data limite?
Sim, verifique sempre qual a data limite de pagamento no Edital de abertura de cada curso. Ultrapassando essa data considera-se o candidato como ‘Excluído’ e a sua vaga é preenchida por um candidato suplente.
Só há descontos para os estudantes do IPCA?
Não há descontos aplicáveis.
No entanto, aquando a publicação do Edital de abertura do curso, podem ser definidos valores distintos para a comunidade do IPCA (estudantes, ex-estudantes, alumni, pessoal docente e pessoal não docente) e a comunidade externa (público geral).
Como faço para me inscrever?
A candidatura é efetuada exclusivamente online, acedível em https://ipca.pt/centro-de-linguas/inscricoes/, mediante o preenchimento e submissão do Formulário de Inscrição.
Se quiser fazer uma língua só me posso inscrever no 1º semestre?
Não, desde que o CLIPCA ofereça o curso/nível pretendido pode candidatar-se no 1º ou 2º semestre.
No final do curso tenho algum certificado?
Sim, no final de cada curso pode solicitar o respetivo certificado de final de curso.
O certificado de final de curso é atribuído àqueles que terminarem o curso com aproveitamento e tiverem assistido a pelo menos 75% das aulas, e corresponderá ao sistema de níveis definido no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).
Não terminei o curso, posso solicitar um certificado de participação?
No caso de não aproveitamento ou impossibilidade de avaliação do nível, o participante poderá solicitar um certificado de participação desde que tenha assistido a pelo menos 75% das aulas.
No caso de frequência parcial o participante poderá solicitar um certificado de participação relativo ao número total de aulas assistidas (sem referência ao nível do curso).