IPCA entregou Cartas de Curso a mais de 100 novos diplomados em 2015

O IPCA realizou no passado dia 28 de maio a tradicional de cerimónia de entrega de Cartas de Curso a mais de 100 novos licenciados e mestres. Uma sessão solene onde o presidente do IPCA anunciou a intenção de apresentar ao Conselho Geral uma proposta para a manutenção do valor da propina anual de licenciatura (780 euros), pelo sexto ano consecutivo, que continuará assim a ser uma das mais baixas do país.

Na sua intervenção, o presidente do IPCA, João Carvalho, apresentou alguns números que ilustram o crescimento da instituição, sublinhando que “no ano em curso a taxa de ocupação de vagas foi de 100 por cento”.

João Carvalho salientou, ainda, que “dos 546 licenciados pelo IPCA em 2015, 337 obtiveram o curso em regime diurno e 198 em regime pós-laboral”. Um dado que denota um aumento, nos últimos anos, do número de licenciados em regime diurno e uma diminuição do regime pós-laboral, “fruto da crise que se tem vivido em Portugal”.

A este propósito, manifestou a sua preocupação com o abandono escolar (uma taxa de 10 por cento) e lembrou que, para evitar esse fenómeno, existem diversos apoios sociais destinados a proteger os estudantes mais carenciados. “Por cada três estudantes, um recebe bolsa no valor anual entre os 600 e os 5392 euros. Foi criado um subsídio de emergência para atender a situações urgentes. E em 2015 foram despendidos mais de 15 mil euros, apoiando 84 estudantes”, revelou o presidente do IPCA.

João Carvalho adiantou, por outro lado, que em 2015 licenciaram-se no IPCA 546 estudantes, sendo que 54 por cento são do sexo feminino. Um dado que “reforça a tendência de crescimento da presença das mulheres no ensino superior verificada nos últimos anos”.

O presidente do IPCA realçou, ainda, que o curso de Solicitadoria foi o que registou maior número de licenciados em 2015 (85), seguindo-se o de Design Gráfico (78).

No IPCA, “mais de 60 por cento dos diplomados concluem o curso com média entre os 12 e 14 valores”, acrescentou João Carvalho, destacando três estudantes que concluíram a sua licenciatura com média de 18, bem como 21 estudantes que alcançaram média de 17.

A sessão solene contou, ainda, com o testemunho de três antigos estudantes do IPCA. Cátia Coelho (Design Industrial), José Eduardo Ribeiro (Informática) e Patrícia Ferreira (Fiscalidade) recordaram com emoção a sua passagem pela instituição e o papel desta no seu sucesso profissional.

Na cerimónia intervieram, também, o presidente do Conselho Geral do IPCA, António Marques, o presidente da Associação Académica do IPCA, André Soares, e o adjunto do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Vasco Real, em representação do Município.

O início da cerimónia contou com a atuação do Grupo de Fados do IPCA.