Estudantes e professores do IPCA na Startup Weekend de Caserta (Itália)

Com vista ao desenvolvimento de competências empreendedoras num ambiente interdisciplinar, multicultural e colaborativo, o IPCA esteve, recentemente, representado numa Startup Weekend, em Caserta (Itália), com uma equipa de quatro alunos e dois professores.

Sendo a tónica do evento o incentivo de pensamento crítico, a geração de ideias e a aplicação de conhecimento a um contexto real, a participação do IPCA permitiu a promoção de sinergias com stakeholders internacionais e potenciou o desenvolvimento dos professores e estudantes na utilização de ferramentas capazes de acelerar e identificar problemas/oportunidades, gerar ideias e desenvolver soluções para o mercado, com preocupação adicional de gerar valor para a sociedade.

Uma Startup Weekend é um evento internacional criado a pensar em todos aqueles que desejam testar as suas competências, habilidades e ideias. Em 54 horas, os participantes apresentam e discutem as ideias que gostariam de desenvolver, selecionam as melhores, formam equipas, criam os modelos de negócios e definem a estratégia a seguir para validar e implementar as suas startups.

Tratando-se de uma organização sem fins lucrativos, com sede em Seattle, nos Estados Unidos, uma Startup Weekend tem como principal objetivo proporcionar eventos de empreendedorismo prático, assente em inovação e potencialmente escalável. Através de equipas multidisciplinares constituídas por designers, programadores/developers, entusiastas, especialistas em business e marketing, o evento fomenta o diálogo, o espírito crítico e a partilha de ideias. Junta empreendedores, com mentores e investidores, torna possível maturar e validar ideias, forma equipas e permite criar startups.

Com um total de 60 participantes, o evento foi organizado por seis voluntários italianos, dos quais quatro são alunos de ERASMUS no IPCA. Durante o fim de semana foram trabalhados nove projetos e distinguidos apenas três. O IPCA fez parte de duas das três equipas vencedoras.

A representação do IPCA foi assegurada pelos seguintes elementos:

> Arménio Lopes, aluno do 3º ano de LESI (EST) – projeto My Wine
> Filipe Araújo, aluno do 1º ano do MIA (ESD) – projeto FreeSco
> Tiago Paes Moreira, aluno do 1º ano de MGO (ESG) – projeto Splosh
> Rui Torre, aluno de 2º ano de Contabilidade (ESG) – projeto Robo Take-away
> Teresa Dieguez, docente da ESG – Coach e Mentoring
> Luís Ferreira, docente EST – elemento do Júri

Caserta_02