Estudante de design do IPCA premiada com programa de estudo internacional

Rita Vale Miranda, estudante de Design Industrial do IPCA, ganhou uma bolsa que lhe permitirá realizar um programa de estudo internacional na área do design de moda, nos Estados Unidos, ao ficar em terceiro lugar no Concurso Paulo Ribeiro, uma iniciativa da empresa vimaranense Pizarro, S.A..

Neste concurso participaram mais de 180 concorrentes, tendo os 10 finalistas apresentado as suas criações, no passado dia 9 de abril, durante um desfile que decorreu nas instalações da Pizarro, S.A., em vila de Brito, Guimarães.

Aos cinco primeiros classificados, entre os quais Rita Vale Miranda, foi atribuído um programa de estudo internacional que estará a cargo de Donwan Harrel, fundador e diretor criativo da PRPS, empresa com sede em Nova Iorque.

Este programa de estudo irá realizar-se em parceria com a Universidade VCU, na Virgínia, tendo como base duas semanas no Campus daquela instituição de ensino superior, duas semanas nos escritórios da PRPS e uma semana na Pizarro, S.A..

O Concurso Paulo Ribeiro presta homenagem ao primeiro funcionário da empresa vimaranense, líder mundial em acabamento têxtil. No âmbito desta iniciativa, da qual o IPCA foi uma das entidades parceiras através da sua Escola Superior de Design, os candidatos tiveram que desenvolver um coordenado composto por duas peças a quatro peças de vestuário.

O requisito obrigatório para todos os participantes foi a utilização exclusiva de fibras naturais ou “denim”, tendo também sido válidas as propostas que contivessem ambos os elementos têxteis.

Aproximar o design da indústria foi o principal objetivo do Concurso Paulo Ribeiro, tendo Vasco Pizarro, administrador da empresa vimaranense, revelado que esta iniciativa terá uma periodicidade anual.