Filmes de animação de estudantes do IPCA somam prémios e distinções

O filme “#Lingo”, de Daniel Roque, estudante do Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) do IPCA, voltou a ser distinguido no último fim-de-semana. Desta vez foi no Leiria Film Festival, onde obteve o Prémio do Público e o troféu de Melhor Filme de Animação Nacional. Recentemente, também Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues foram distinguidas com uma Menção Honrosa no Monstra 2016, com o filme “Pronto, era assim”.

“#Lingo” já antes tinha sido distinguido, nomeadamente com o Prémio Nacional de animação (categoria Escolas) e no CINANIMA 2015, onde Daniel Roque recebeu o Prémio Jovem Cineasta Português.

Já este ano, o filme “Pronto, Era Assim”, realizado por Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues no âmbito do projeto final de curso no Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA, recebeu o Prémio do Público no Festival de Curtas Metragens de Sintra – Córtex 2016.

“Pronto, Era Assim” é um documentário animado, algo pouco habitual, executado em “stop motion” e complementado com animações 2D. Esta curta-metragem apresenta a história de vida de seis idosos (quatro senhoras e um casal) que, sob a forma de entrevistas, dão voz aos objetos que protagonizam o documentário. Trata-se de uma partilha de histórias reais, apresentadas em momentos fragmentados que oscilam entre o passado, presente e futuro.

No início de março, Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues foram entrevistadas no programa “Grande Manhãs, do Porto Canal, onde falaram sobre este seu trabalho.