Novo ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior visitou o IPCA

O IPCA recebeu esta quarta-feira a visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. O membro do governo reuniu com dirigentes e docentes do IPCA, anunciando o objetivo de aumentar a dotação global do financiamento para projetos de investigação e desenvolvimento (I&D). Reconheceu, contudo, que ainda não será este ano que o IPCA vai ver o seu problema de subfinanciamento resolvido.

ministro_01

O novo ministro aproveitou, ainda, a passagem pelo IPCA para uma breve visita ao Digital Games Research Center (DIGARC), onde ficou a conhecer alguns dos projetos que estão a ser desenvolvidos neste centro de investigação.

Manuel Heitor reconheceu que o IPCA tem sido confrontado, todos os anos, com dificuldades acrescidas devido ao facto de, embora aumentando o número de estudantes, continuar a ser a instituição pública de ensino superior com menor financiamento proveniente do Orçamento de Estado.

No entanto, o membro do governo adiantou que ainda não será em 2016 que esta situação se resolverá, justificando-se com a conjuntura do próprio país. Elogiou, contudo, a capacidade que o IPCA tem revelado para captar receitas próprias, ultrapassando assim algumas das dificuldades que o reduzido financiamento implica.

Em declarações aos jornalistas que acompanharam esta visita, o presidente do IPCA, João Carvalho, revelou que 45 por cento do orçamento anual da instituição corresponde a receitas próprias.

Questionado sobre a possibilidade de aumentar propinas para compensar o reduzido financiamento do Estado, João Carvalho recusou essa solução, alegando que o IPCA está localizado numa região onde muitas famílias se debatem com dificuldades económicas e problemas de desemprego.

ministro_03