A definição e a implementação da política de qualidade no IPCA assentam num forte compromisso, político e de gestão, com a melhoria da qualidade dos serviços prestados, a promoção de boas práticas, a criação de uma imagem dinâmica e de um modelo de governação capaz de elevar os níveis de desempenho.
Política da Qualidade
Está definida como política da qualidade do IPCA:
i. Garantir o processo contínuo de aperfeiçoamento institucional, para atingir e sustentar os níveis de desempenho de excelência;
ii. Assegurar a responsabilização dos diferentes atores e entidades envolvidas na gestão da qualidade, pela melhoria da qualidade nas diferentes áreas que concretizam a missão institucional;
iii. Criar uma estrutura responsável pela gestão da qualidade, quer na instituição quer nas unidades orgânicas, de forma a garantir a coerência das ações tomadas no âmbito da qualidade;
iv. Garantir e assegurar as condições adequadas à participação ativa da comunidade académica e outras partes interessadas, nos processos de análise, discussão, reflexão e debate sobre o desempenho alcançado e as perspetivas de melhoria futura;
v. Assegurar a divulgação, junto de toda a comunidade académica e demais partes interessadas, da informação sobre a política, as estruturas e os processos de melhoria da qualidade do IPCA; e
vi. Promover a revisão e atualização regular do SIGQa_IPCA, com base nas normas e referenciais adotados a nível nacional e internacional.
Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQa_IPCA)
O Sistema Interno de Garantia da Qualidade do IPCA assume um papel fundamental na definição e implementação da estratégia e política institucional para a qualidade, através da definição dos procedimentos e instrumentos para a garantia da qualidade, a sua monitorização e melhoria contínua em todas as vertentes da missão institucional.
No desenvolvimento do SIGQa_IPCA foram considerados os referenciais da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) bem como as orientações estabelecidas pelo enquadramento legal e pelos padrões e orientações europeias para a garantia da qualidade.
São objetivos específicos do SIGQa_IPCA:
i. Definir os processos de autoavaliação dos ciclos de estudos, das unidades orgânicas e do IPCA;
ii. Estabelecer as normas para a recolha, armazenamento, gestão e utilização dos dados;
iii. Assegurar a aplicação dos instrumentos de avaliação, a recolha e a análise dos respetivos resultados;
iv. Promover a implementação e monitorização das ações de melhoria;
v. Garantir a divulgação interna das análises realizadas e respetivas conclusões e das recomendações/planos de melhoria resultantes dos processos de avaliação;
vi. Promover a revisão e atualização regular do sistema de avaliação da instituição.
Mais informação relativamente ao SIGQa_IPCA disponível na página do Gabinete para a Avaliação e Qualidade.
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