Na abertura, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, destacou a importância de promover uma cultura de bem-estar através de práticas pedagógicas inovadoras e colaborativas, com o envolvimento direto dos estudantes.
Seguiu-se a intervenção de Sónia Gonçalves, Professora da na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, que abordou os mitos associados à saúde mental, com base em evidência científica, e apresentou estratégias para combater o estigma e o preconceito.
Durante a sessão foram exibidos 11 vídeos produzidos por estudantes do curso de Design Audiovisual, no âmbito da UC de Motion Graphics, orientada pelo docente Diogo Bessa. Estes trabalhos, realizados em parceria com o Gabinete de Psicologia do IPCA, abordam temas como ansiedade, stress, burnout, depressão, dependência do jogo, perturbações alimentares, entre outros.
A sessão incluiu, ainda, uma atividade prática de relaxamento guiada por Francisca Fernandes, psicóloga do Gabinete de Psicologia do IPCA, com técnicas acessíveis de gestão emocional.
A iniciativa evidencia o compromisso do IPCA com a promoção da saúde mental, através da interdisciplinaridade, do trabalho colaborativo entre escolas e serviços, e da participação ativa dos estudantes na construção de respostas com impacto real.
Os vídeos serão brevemente divulgados nos canais institucionais do IPCA.
O Programa de Saúde Mental do IPCA resulta de uma candidatura aprovada ao Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, financiado pela DGES, com um apoio superior a 300 mil euros.