O respeito e o direito pela diferença são elementos essenciais para a integração e sucesso académicos dos estudantes com necessidades educativas específicas.
Na Instituição existe uma política de inclusão que se compromete a fornecer oportunidades que promovam a participação dos estudantes com necessidades educativas específicas na vida académica, social e cultural que se materializa na adoção de medidas de âmbito académico, social e de interação com a sociedade.
No entanto, o desconhecimento sobre as necessidades educativas específicas pode constituir uma barreira importante à concretização plena dessa integração.
Com o objetivo de prosseguir e intensificar a cultura inclusiva, é hoje lançada, nas redes sociais do IPCA, a campanha : “Quebrar barreiras…. Abraçar a diferença”. Nesta ação pretende-se dar a conhecer a realidade dos estudantes do IPCA com necessidades educativas específicas, com testemunhos dos próprios.
A campanha está inserida no eixo II (Cidadania, Inclusão e sucesso) do Programa de Saúde Mental do IPCA e pretende-se com a mesma promover um ambiente mais inclusivo, para responder às necessidades dos estudantes.
O programa de Saúde Mental visa aumentar as competências sócio-emocionais promotoras da saúde mental e do bem-estar de todos os membros da comunidade, em especial dos estudantes, aumentar a literacia sobre a saúde mental e bem-estar, e diminuir o estigma em todos os membros da comunidade; aumentar a eficácia e a qualidade na procura de ajuda psicológica, a intervenção precoce e o encaminhamento para serviços especializado.
O Programa de Saúde Mental do IPCA resulta da candidatura apresentada, em dezembro de 2023, ao Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, cujo financiamento, de mais de 300 mil euros, é assegurado pela DGES.