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RUN-EU INNOVATION DAY: IPCA promoveu debate sobre os desafios da inovação social em contextos educativos

No dia 14 de novembro, o Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos acolheu o RUN-EU INNOVATION DAY 2024, evento promovido pelo IPCA no âmbito da Universidade Europeia RUN-EU.

O encontro teve como atividade central uma mesa-redonda sobre “Inovação Social em Contexto Educativo”, e reuniu representantes da academia, do Município de Barcelos, de entidades do terceiro setor, de Escolas, de inovadores/empreendedores, e outros atores regionais, para debater tendências, desafios e oportunidades neste âmbito.

A Vice-Presidente do IPCA, Paula Tavares, fez as honras da casa e contextualizou os presentes sobre o trabalho que a RUN-EU tem vindo a desenvolver no contexto regional e europeu. De seguida, Pedro Melo, Pró-presidente do IPCA para as áreas do Emprego, Empreendedorismo e Alumni do IPCA e Mariana Carvalho, Vereadora da Educação do Município de Barcelos, lançaram oficialmente o IPCA FILS – Future Innovators Lab, um espaço que terá como objetivo fomentar a inovação, colocando os mais novos em contacto com projetos educativos pioneiros ligados às áreas STEAM, aproximando a comunidade IPCA das escolas da região.

Sob a moderação de Pedro Melo, a mesa-redonda reuniu profissionais e representantes de diversas áreas para refletir sobre práticas inovadoras e os principais desafios relacionados com a transformação social através da educação. A conversa começou com a participante mais jovem do painel, Ana Miguel Pedrosa, aluna da Escola Básica da Ponte, que partilhou um testemunho inspirador sobre como o modelo educativo inovador da sua escola tem impacto na sua formação pessoal. Ana refletiu também sobre os desafios que poderá enfrentar ao transitar para um sistema de ensino mais tradicional, em resposta às questões levantadas pelo moderador. Também as docentes Cristiana Almeida e Alexandra Ferreira explicaram como o modelo pedagógico da escola, baseado em projetos e equipas colaborativas, promove a participação ativa dos alunos na sua aprendizagem e na própria gestão escolar.

Por sua vez, a docente e investigadora do IPCA Sara Cruz abordou os desafios de equilibrar a tecnologia com metodologias pedagógicas inclusivas, em resposta à questão de como as tecnologias podem promover a inovação social na educação, e se o uso do telemóvel durante as aulas pode ser um aliado ou inimigo dos estudantes. A docente realçou ainda o papel do Mestrado em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM do IPCA como uma ferramenta para preparar educadores e escolas para práticas inovadoras. Neste contexto, Marta Maciel, Chefe de Divisão de Educação da Câmara Municipal de Barcelos, enfatizou o papel dos municípios na promoção de políticas que fomentem a inovação nas escolas e participação ativa dos estudantes, dando como exemplo o projeto “Recreio”.

À frente da BragaHabit, Carlos Videira trouxe uma perspetiva prática ao abordar projetos de habitação social integrados com iniciativas educativas, salientando como a inovação social pode ultrapassar os muros das escolas, com o envolvimento das comunidades locais. A representar a Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa, Andreia Miranda partilhou exemplos de programas que envolvem jovens em atividades de solidariedade e empreendedorismo social. A sua experiência demonstrou os benefícios de mobilizar estudantes para resolver problemas comunitários educando-os para serem líderes e membros ativos da sociedade.

As perspetivas partilhadas durante o evento reforçaram a importância do diálogo e reflexão contínuos, da adoção de estratégias inclusivas e da mobilização comunitária para desenvolver soluções transformadoras. Este encontro gerou contributos valiosos e  consolidou, também, parcerias que prometem moldar o futuro da educação com criatividade e impacto social positivo, e que poderão ser potenciadas no âmbito do IPCA FILS.