Estudante do IPCA vence Prémio Nacional de Animação com o filme “Lingo”

Daniel Roque, aluno do Mestrado em Ilustração e Animação da Escola Superior de Design do IPCA, venceu este fim-de-semana o Prémio Nacional de Animação, na categoria Escolas, com o filme “Lingo”, desenvolvido no âmbito do projeto de curso.

A película estreou, no passado dia 27 de outubro, no Teatro Municipal Rivoli, no Porto, tendo sido novamente exibida na última sexta-feira, dia 30, na sala da Casa das Artes, também na cidade Invicta. Ambas as sessões decorreram no âmbito do Prémio Nacional de Animação, integrado na 14ª Festa Mundial da Animação.

“Lingo” conta a história de Manuel, um indivíduo que para ultrapassar a solidão e o desprezo dos outros se vai conectando às redes sociais para arranjar alguma companhia. Contudo, rapidamente vai perceber que amigos online, likes e selfies não trazem felicidade.

“Lingo” é o resultado do projeto de Mestrado de Daniel Roque, que assina Vicente Nirϋ, tendo contado com a orientação de Paula Tavares e Jorge Marques, ambos professores da Escola Superior de Design do IPCA.

As próximas exibições de “Lingo” estão já agendadas para Lisboa e, no próximo dia 14, no CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação, em Espinho.

O Prémio Nacional de Animação é uma iniciativa da Casa da Animação, associação cultural criada em 2001, com o apoio da Capital Europeia da Cultura – Porto 2001 e da Câmara Municipal do Porto, e visa a promoção e o desenvolvimento deste género cinematográfico.