IPCA inaugurou Centro de Estudos Técnicos Superiores Profissionais em Guimarães

O IPCA inaugurou, no dia 24 de outubro, o Centro de Estudos Técnicos Superiores Profissionais de Guimarães, situado no Avepark, em Caldas das Taipas, assinalando assim o início da sua oferta educativa na região do Vale do Ave.

IMG_8893

A cerimónia contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e do secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, além do presidente do IPCA, João Carvalho.

Todos eles destacaram o simbolismo e a importância da abertura de instalações do IPCA em Guimarães, onde passam a ser ministrados Cursos Técnicos Superiores Profissionais, a exemplo do que já sucede no centro de estudos de Braga, inaugurado em 2014.

Na sessão solene de inauguração, João Carvalho destacou o facto de este ato ser o último do seu primeiro mandato como presidente do IPCA, manifestando-se muito feliz por fazê-lo “finalmente” no Vale do Ave.

“Posso dizer que é para mim um final feliz, terminar este mandato inaugurando, aqui, em Guimarães, ou seja no vale do Ave, instalações para o funcionamento de 8 cursos superiores profissionais”, disse João Carvalho.

Recordando o processo que decorreu até à inauguração deste Centro de Estudos, o presidente do IPCA realçou o papel decisivo o presidente da Câmara de Guimarães. “Não poderia deixar de agradecer aqui publicamente ao senhor presidente da câmara Dr. Domingos Bragança o incentivo e a abertura que teve para com o IPCA”, disse.

João Carvalho agradeceu, também ao secretário de Estado do Ensino Superior “por sempre ter acreditado no IPCA e que iríamos cumprir com a missão de oferecer cursos técnicos superiores profissionais adequados à região e em diferentes locais de intervenção desta instituição”.

“O senhor secretário de Estado presidiu, no ano passado, à abertura do arranque destes cursos em Braga, com 180 estudantes. Disse-lhe que este ano chegaríamos aos 500. Pois bem: estão matriculados nestes cursos superiores profissionais mais de 650 estudantes todos com o 12º ano completo”, realçou.

O governante, por seu turno, salientou que “o IPCA veio para ficar e servir a região”, considerando que a instituição “soube aproveitar a maré para se aproveitar das necessidades” do Vale do Ave.

Por fim, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, destacou a “cooperação” e o facto de João Carvalho ter sido “inexcedível” nos esforços para fazer chegar o IPCA até Guimarães.

IMG_8950
IMG_8914