IPCA entregou Cartas de Curso em cerimónia marcada por boas notícias

IMG_5406

Na sessão, foi anunciado pelo vereador Carlos Brito, em representação da Câmara Municipal de Barcelos, que a obra de construção dos novos acessos ao Campus do IPCA acaba de merecer o despacho favorável do presidente da autarquia, pelo que a obra irá, finalmente, avançar. “No próximo ano chegaremos ao IPCA mais facilmente”, garantiu .

Na sua intervenção, o presidente do IPCA, João Carvalho, manifestou a sua satisfação com esta notícia, já que se trata de uma obra há muito desejada e necessária. Fez ainda um balanço de 2014 muito positivo para a instituição, considerando mesmo que se tratou de “um ano de excelência”.

João Carvalho destacou o facto de o IPCA ter registado em 2014 um total de 714 novos diplomados, dos quais 595 com licenciatura. Recordou, também, o lançamento dos novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) e a abertura de um polo em Braga.

Para o próximo ano, o presidente do IPCA destacou a concretização de um segundo polo, na cidade de Guimarães, que irá corresponder à abertura de novos cursos TeSP, salientando o desejo de chegar a uma terceira cidade no âmbito da estratégia do Quadrilátero Urbano.

Esta Cerimónia de Entrega de Cartas de Curso contou ainda com a intervenção do presidente do Conselho Geral. Na opinião de António Marques, a Câmara Municipal de Barcelos tem todos os motivos para sentir “um enorme orgulho em ter uma instituição como o IPCA no seu território”.

Na sessão, que abriu com a atuação do Grupo de Fados do IPCA e encerrou com a Tuna Académica (AEIPCA), foram ainda entregues sete Bolsas de Estudo por Mérito atribuídas pelo Ministério da Educação e Ciência. Estas bolsas ascendem a um total de 16 975 euros, que foram distribuídos pelos estudantes que obtiveram as médias mais elevadas no ano letivo 2011/2012, cabendo a cada um o valor de 2 425 euros.

No decorrer da cerimónia, houve ainda lugar a duas intervenções de ex-estudantes do IPCA que testemunharam a importância que teve para o seu sucesso académico e profissional a formação recebida na Escola Superior de Gestão e na Escola Superior de Tecnologia.

Licenciada em Fiscalidade, em 2003, e Mestre em Gestão das Organizações desde 2014, Carla Barbosa falou sobre o seu percurso desde que entrou no IPCA até ocupar o atual cargo de diretora administrativa e financeira no Hipermercado E. Leclerc, em Viana do Castelo.

Por seu turno, Fernando Figueiredo, que se licenciou em Design Gráfico no IPCA, em 2012, explicou todo o processo que o levou a idealizar e lançar uma marca de calçado masculino, a “Common Cut”, atualmente implantada em vários países espalhados pelo mundo.

NOTA
As fotografias da Cerimónia serão em breve disponibilizadas a partir do site do IPCA, tendo em vista o respetivo download.