CIED Barcelos assinala Dia da Europa com Peddy Paper e debate sobre futuro europeu

No sábado de manhã, o “Euro Paddy-Paper” irá lançar um desafio aos jovens, adultos e crianças para que, num ambiente descontraído de laser e de cultura, possam, em conjunto, seguir um percurso da “Rota do Figurado” e assim conhecer melhor a cidade e, simultaneamente, aprofundar e adquirir conhecimentos sobre a construção da União Europeia.

A concentração dos participantes ocorrerá no largo da Porta Nova, pelas 09h30, onde será feita a inscrição e entregue uma t-shirt do CIED Barcelos, bem como um mapa do Peddy Paper com a identificação da rota e das questões de caris cultural barcelense e europeu às quais será solicitada resposta.

Esta ação é organizada em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, a Barcelos Saudável, o jornal Correio do Minho e os Amigos da Montanha.

Debate em Famalicão

A partir das 21h00, o CIED Barcelos, em parceria com o Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e com o Centro de Documentação Europeia da Universidade Católica do Porto, promove um debate subordinado ao tema “O Projeto Europeu: que futuro?”, inspirado no projeto de envolvimento e participação dos cidadãos europeus designado “Uma Nova Narrativa para a Europa”.

O debate contará com as presenças dos seguintes oradores:
»» Nuno Melo, eurodeputado e presidente da Assembleia Municipal de V.N. Famalicão;
»» Carvalho da Silva, investigador do centro de Estudos Sociais da Universidade Católica, coordenador da delegação do CES em Lisboa e do Observatório sobre Crises e Alternativas, ex-secretário geral da CGTP;
»» Leonardo Costa, docente da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto;
»» José Baptista, primeiro embaixador para Portugal do European Student Think Tank.

O debate terá lugar na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, onde se encontra sediada a Antena de Informação Europeia do CIED Barcelos em Famalicão.