Estudantes do IPCA vão poder estagiar no prestigiado King's College London

IMG_3055

Esta possibilidade é o resultado de um protocolo assinado entre o IPCA e o King’s College London, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo, designadamente ao nível da investigação científica e da formação médica, tendo no seu historial 12 prémios Nobel em diversas áreas.

O protocolo foi assinado pela vice-presidente do IPCA, Patrícia Gomes, e pela cientista Renata Gomes, em representação do King’s College, que visitou o Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais (DIGARC), onde ministrou uma aula aberta e um workshop.

Antecipando, desde já, a cooperação entre a equipa de investigação que lidera no King’s College e os estudantes do IPCA, Renata Gomes desafiou os alunos da Escola Superior de Tecnologia (EST) a desenvolverem uma solução que permita traduzir em imagens tridimensionais a informação retirada de ressonâncias magnéticas ao coração.

Em declarações à comunicação social presente, Renata Gomes destacou o prestígio do IPCA nas áreas da informática e das tecnologias, considerando que os estudantes de cursos como o de Informática Médica da EST poderão dar um apoio fundamental para a investigação que está a desenvolver, atualmente, ao nível da prevenção e tratamento da arterioesclerose.

“Neste momento, a maior preocupação da minha equipa é, precisamente, conseguir que traduzir números em formas, ou seja, reconstruir em 3D as imagens que captamos em várias fases de análise, no sentido de tornar essa informação percetível a toda uma equipa médico-cirúrgica”, revelou Renata Gomes, destacando o contributo que os estudantes e docentes do IPCA poderão dar nesta área.

IMG_3046

Mas, não serão apenas os estudantes de Informática Médica a poderem beneficiar do protocolo assinado com o King’s College. Segundo a vice-presidente do IPCA, Patrícia Gomes, também outras áreas como as do design, ilustração ou mesmo a gestão poderão participar em projetos conjuntos.

Para breve está, também, a assinatura de um protocolo que irá abrir a possibilidade de intercâmbio e mobilidade de docentes entre as duas instituições.

Renata Gomes aproveitou a presença no IPCA para visitar os laboratórios do DIGARC, tendo reunido com vários estudantes para conhecer e discutir os projetos de investigação que estão a desenvolver.

IMG_3058
IMG_3059