CONFIA 2015 arrancou sexta-feira na cidade de Braga

Paralelamente ao evento artístico-científico, a CONFIA 2015 será, pela primeira vez, aberta à comunidade em geral graças a um programa cultural que, no âmbito de uma parceria com o festival CINANIMA, permitirá à cidade de Braga poder assistir a alguma da melhor animação de autor que se faz em Portugal e no estrangeiro.

Distribuído por quatro sessões de cinema de animação com entrada gratuita, que decorrerão no espaço Black Box do GNRation, o programa arrancará, pelas 10h00, com a exibição de filmes premiados na última edição do CINANIMA e destinados ao público adulto e jovem adulto.

Entre as 14h00 e as 14h40 será exibido um programa de filmes que participaram no CINANIMA destinados a crianças dos três aos 10 anos. Às 15h00 terá lugar a estreia do filme “The Night Ocean”, da espanhola María Lorenzo Hernandez. Das 15h30 às 16h00 será projectada uma seleção de filmes produzidos no âmbito do Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA.

O programa cultural inclui, ainda, duas exposições de ilustração de estudantes e mestres do IPCA, que estarão patentes na galeria da Câmara Municipal de Braga, no GNRation e na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.

Nos dias 10 e 11, o evento científico da CONFIA 2015 terão como oradores principais a animadora e investigadora María Lorenzo Hernandez (Universidade Politécnica de Valência), o ilustrador e animador André Letria e, ainda, o britânico Alan Male (Falmouth University), um dos mais reconhecidos ilustradores e investigadores a nível mundial.

Mais informação disponível em www.confia.ipca.pt/.