3ª Semana da Solicitadoria junta profissionais e investigadores no IPCA

No dia 4, a sessão de abertura contará, pelas 18h30, com uma intervenção do 1º vice-presidente do Conselho Geral da Câmara dos Solicitadores, Paulo Teixeira, seguindo-se uma palestra do vice-presidente do Conselho Regional do Norte daquele organismo, Luís Ribeiro, sobre “O acesso à profissão de Solicitador”.

No mesmo dia serão, ainda, abordadas as questões relacionadas com as saídas profissionais, numa conferência que contará com as presenças de Isabel Carvalho (agente de execução, fiscalizadora da CPEE e formadora da Câmara dos Solicitadores), Paulo Branco (solicitador e presidente da Delegação do Círculo Judicial de Braga) e António Cardoso (solicitador com Balcão Único e formador da Câmara dos Solicitadores).

A sessão será moderada por Margarida Rocha, solicitadora, agende de execução e presidente do Círculo Judicial de Barcelos.

A 7 de maio, o dia será preenchido com a realização de dois tribunais simulados. Estas atividades visam colocar à prova os conhecimentos na área forense dos estudantes finalistas do curso de Solicitadoria do IPCA.

Em duas sessões, das 14h00 às 18h00 e das 18h30 às 22h30, os estudantes serão confrontados com casos de responsabilidade civil contratual, tendo em vista a aplicação das práticas aprendidas ao longo da licenciatura.

A Semana da Solicitadoria termina no dia 8 de maio, pelas 18h30, com a intervenção da diretora do Departamento de Direito da Escola Superior de Gestão do IPCA, Irene Portela, seguindo-se uma palestra subordinada ao tema “Julgados de Paz – Uma perspetiva prática e estudos de caso”, que terá como oradora Elisa Flores, juiz de Paz do Julgado de Paz do Agrupamento dos concelhos de Carregal do Sal, Nelas e Mangualde. A sessão será moderada por Lurdes Mesquita, docente do IPCA.

A Semana da Solicitadoria do IPCA é aberta ao público em geral.

Faça aqui o download do programa da 3ª Semana da Solicitadoria do IPCA