Estudantes do IPCA com acesso facilitado a cursos da Full Sail University (EUA)

IMG_2774
IMG_2846

O primeiro passo para este intercâmbio foi dado com a assinatura de um protocolo entre as duas instituições, numa sessão que decorreu no IPCA e contou com a presença de Rui Miranda, designer de som português que, além de docente na Full Sail University, tem trabalhado em grandes produções como a série televisiva “The Walking Dead” ou os filmes “2012” e “Homem de Ferro 3”.

A cooperação com a Full Sail University visa, sobretudo, o curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPCA, mas pode ser alargada às outras áreas de formação. O diretor da Escola Superior de Tecnologia, Nuno Rodrigues, revelou que está prevista a possibilidade de atribuição de bolsas pela Fundação Luso-Americana para facilitar os custos inerentes à frequência de formações naquela universidade.

Rui Miranda realçou, por seu turno, o interesse da Full Sail University em que os seus estudantes e docentes tenham, também, a possibilidade de vir ao IPCA. “Este intercâmbio será muito importante para os estudantes do IPCA, mas também para os da Full Sail”, disse o designer de som, que sublinhou a importância do contacto dos alunos portugueses com os métodos de ensino daquela universidade norte-americana.

“Acima de tudo, Portugal e, neste caso, os estudantes do IPCA, têm muito a ganhar se conseguirem trazer para cá a mentalidade mais aberta e exigente que existe nos Estados Unidos no mercado do entretenimento digital”, disse.

Rui Miranda acrescentou que um dos segredos do sucesso da Full Sail University é, precisamente, “a constante atualização dos programas dos cursos, adaptando-os à evolução e às transformações permanentes da indústria”.

Um sucesso que, anualmente, se tem refletido, por exemplo, no elevado número de diplomados na Full Sail que têm sido nomeados e vencedores de Oscars em Hollywood, ou na quantidade de vencedores de prémios Grammy.

Dirigindo-se aos estudantes do IPCA, durante uma palestra em que desvendou alguns segredos dos efeitos sonoros dos filmes em que participou, Rui Miranda realçou a importância do networking para o sucesso profissional na área do entretenimento digital e elegeu a indústria dos videojogos como aquela que está, atualmente, em maior crescimento, ao ponto de, nos Estados Unidos, ter já ultrapassado o nível de investimentos do Cinema.