IEMinho vem ao IPCA em busca de ideias originais e inovadoras para apoiar

“Vamos selecionar as 10 melhores ideias de negócio para empreenderem no país com o apoio do IEMinho e vamos premiar as quatro melhores ideias no modelo Startup e Spin-off”, afirma o coordenador do IEMinho, Rui ...

cartaz _ipca-page-001

“Vamos selecionar as 10 melhores ideias de negócio para empreenderem no país com o apoio do IEMinho e vamos premiar as quatro melhores ideias no modelo Startup e Spin-off”, afirma o coordenador do IEMinho, Rui Fernandes.

Numa primeira fase, o IEMinho está a percorrer instituições de ensino e associações empresariais do país, com o objetivo de sensibilizar e promover o empreendedorismo tecnológico e a inovação empresarial.

Prémios vão desde computadores
a viagens ao estrangeiro

No âmbito deste concurso, serão atribuídos 14 prémios. Há 10 computadores portáteis para as 10 ideias pré-selecionadas pelo júri: as cinco Startups e as cinco Spin-off mais interessantes e mais promissoras em termos de viabilidade e criação de valor.

Posteriormente, entre estas, serão escolhidos quatro vencedores: duas Startups e duas Spin-off, que serão contemplados com a participação na missão empresarial internacional “Aprender e Empreender lá fora”.

Os detentores das quatro ideias vencedoras irão conhecer “in loco” um conjunto de intervenientes e realidades empresariais, de forma a adquirirem novos conhecimentos e experiências, trazendo know-how e exemplos de boas práticas que enriqueçam os seus projetos e a sua concretização. No decorrer do concurso, serão ainda dados a conhecer outros prémios especiais.

Para selecionar as melhores ideias de negócio, o IEMinho disponibiliza uma plataforma digital e um E-Concurso de Ideias. Numa primeira fase, serão feitas pré-inscrições de ideias na plataforma, através de pitchs de 30 segundos, que serão analisados e avaliados por um júri.

No final, serão selecionadas cinco Startups e cinco Spin-off que, além de serem premiadas com um computador portátil, irão participarão num conjunto de 10 E-Workshops, que o IEMinho disponibilizará com a intenção de otimizar as ideias ainda em concurso. Os E-Workshops darão informação especializada e conteúdos técnicos de interesse a todos aqueles que pretendem transformar a sua ideia em negócio.

Após a participação nos E-Workshops, os concorrentes terão a oportunidade de aperfeiçoar as suas ideias, tornando-as mais sólidas e mais fundamentadas, de forma a submetê-las à última fase do concurso, que ditará os quatro vencedores.

Rui Fernandes conclui: “É um desafio diferente, pois não promoveremos um simples concurso de ideias. Iremos dar aos participantes/concorrentes um conjunto de ferramentas necessárias à concretização das suas ideias em efetivos negócios. Iremos dotar os candidatos de conteúdos técnicos e iremos colocá-los em contacto com especialistas das diferentes áreas transversais à implementação dos seus negócios”.