Dia de aventuras no IPCA para crianças da Escola EB de Pontes (Tamel S. Veríssimo)

IMG_2644

No Laboratório de Jogos Digitais, foram recebidas por docentes e estudantes que lhes proporcionaram diferentes experiências com videojogos. A mais radical foi, sem dúvida, a aventura de uma montanha russa simulada com óculos 3D que fizeram o Francisco, de cinco anos, gritar “uau, c’um caneco!”, enquanto “descia” a (aparentes…) velocidades vertiginosas.

IMG_2474
IMG_2504
IMG_2491
IMG_2447

Apesar de tão pequenos, os visitantes não esconderam a curiosidade nem se pouparam nas perguntas. Quiseram saber tudo, ou quase…, sobre as várias impressoras 3D do Laboratório de Desenvolvimento de Produto e perceber como foi possível imprimir a figura do Batman num molde tão pequeno.

IMG_2408

No Laboratório de Audiovisuais assistiram a dois filmes realizados por docentes do Mestrado em Ilustração e Animação, antes de recuperarem forças num almoço que partilharam com os estudantes do IPCA, na cantina do Campus.

IMG_2545

A visita terminou no CIED Barcelos, onde contactaram com as bandeiras da União Europeia e dos 28 Estados-Membros. Ali viram mais um filme de animação sobre a UE, ficaram a conhecer o Hino à Alegria e ainda tiveram tempo para pintar a bandeira da União e de Portugal.

IMG_2574
IMG_2597

Esta visita ao IPCA realizou-se no âmbito do projeto “Eu e os Outros”, que a Escola EB de Pontes está a desenvolver no sentido de dar a conhecer a estas crianças o que existe no concelho de Barcelos.

“Por mais pequenos que sejam, eles retêm sempre alguma informação”, explicou a educadora Lúcia Carvalho. “O nosso objetivo é trabalhar o aprender a conhecer”, acrescentou Isabel Marado, responsável pela turma entre os três e os cinco anos.

Em termos de balanço, ambas concordaram: “esta visita ao IPCA foi uma experiência única para todos”.

IMG_2489
IMG_2485