IPCA desenvolve projeto informático na área da Saúde Mental

IMG_2332

A plataforma, denominada “GPS Recovery”, será desenvolvida no âmbito do curso de Informática Médica da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, podendo vir a envolver outras áreas como a do Design Gráfico, e deverá ficar disponível para funcionar em computadores pessoais (PC) e dispositivos móveis.

Na opinião de Miguel Durães, presidente da Associação Recovery, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de Barcelos, esta plataforma “vai revolucionar” o apoio na área da saúde mental, tendo o projeto despertado já o interesse internacional.

IMG_2319

Nuno Dias, diretor do curso de Informática Médica do IPCA, prevê que o sistema “GPS Recovery” esteja disponível dentro de um ano e explicou que irá envolver um intenso trabalho de colaboração entre os estudantes que vão ficar responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma e os técnicos de saúde mental da Associação Recovery, instituição mentora deste projeto.

Em termos práticos, a plataforma irá disponibilizar, por um lado, uma ferramenta que colocará um botão de emergência à disposição do utilizador que está a descompensar e que, assim, terá acesso a ajuda imediata. Por outro, disponibilizará informações clínicas e de bem-estar que servirão de suporte a um acompanhamento médico e psicológico mais próximo.

IMG_2303

A plataforma visa, ainda, promover a reabilitação e a reinserção do paciente, designadamente, na área social, pessoal e profissional, permitindo, entre outras funcionalidades úteis, a procura ativa de emprego através dos anúncios dos centros de emprego e a obtenção da localização de unidades de saúde e farmácias mais próximas.

Presente na cerimónia de apresentação do GSP Recovery e de assinatura do protocolo de colaboração, o diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção Geral de Saúde, Álvaro de Carvalho, considerou que “este projeto pode fazer a diferença”.

IMG_2301

Álvaro de Carvalho enalteceu, ainda, a disponibilidade do IPCA em participar neste projeto, considerando mesmo tratar-se de um exemplo a nível nacional.

Antes da cerimónia, Álvaro de Carvalho visitou o Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPCA. A acompanhá-lo estiveram António de Sá Leuschner, presidente do Conselho Nacional para a Saúde Mental e do Conselho de Administração do Hospital Magalhães Lemos, Isabel Pires, da Direção Geral de Saúde, e Miguel Durães, presidente da Associação Recovery.

IMG_2299
IMG_2289