Nova direção da AEIPCA tomou posse e promete uma Associação Académica

IMG_2403

“Graças ao trabalho desenvolvido pelo presidente da Mesa da Reunião Geral de Alunos e da sua restante equipa cessante e recentemente eleita, iremos em conjunto formalizar os procedimentos para a criação da Associação Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave”, revelou André Soares.

O presidente da AEIPCA diz que “este é o maior projeto ao qual nos entregamos este ano”, acrescentando que será “uma associação nova, com uma imagem nova, digna de fazer face à realidade e à magnitude que o IPCA atingiu nestes últimos anos”.

André Soares adiantou que estão, também, a ser dados “os primeiros passos na criação de novos projetos para os alunos”, dando como exemplo a realização de atividades desportivas, a criação de uma rádio IPCA, concursos e espaços para os estudantes mostrarem os seus trabalhos.

Por outro lado, assegurou que será dada continuidade ao projeto solidário E.Q.Há? que, disse, vem fazendo, sistematicamente, doações e recolhas de material. “Na sua última doação contou com cerca de 200 livros escolares a serem doados à Câmara Municipal de Barcelos para chegarem às mãos daqueles que mais precisam”, revelou.

Um outro projeto que realçou foi o IPCA Home, que visa a criação de uma base de dados de alojamento, de forma a “preparar a vinda dos alunos no próximo ano, lutando contra uma necessidade emergente, que é a falta de alojamento”.

Presente na tomada de posse, o presidente do IPCA, João Carvalho, enalteceu o “excelente entendimento” que sempre existiu com a AEIPCA, nomeadamente com a direcção cessante e cuja maioria dos seus elementos foi reeleita.

João Carvalho fez, contudo, questão de lançar alguns desafios. Desde logo a necessidade de completar o Conselho Pedagógico do IPCA com um número de estudantes igual ao de docentes. “Por respeito aos estudantes, o Conselho Pedagógico está suspenso, pelo que é muito importante que a situação seja regularizada com a maior brevidade possível”, disse.

Além da continuação da colaboração da AEIPCA nas ações de divulgação dos cursos, João Carvalho manifestou também o desejo de, até ao final do seu mandato, dentro de três meses, ser adquirido um autocarro para apoiar as diversas atividades da associação de estudantes. Assegurou, ainda, a continuidade do apoio financeiro do IPCA à Queima das Fitas.

Fotografias da tomada de posse

Os novos órgãos sociais da AEIPCA têm a seguinte composição:

Mesa da Reunião Geral de Alunos
Presidente – Renato André Oliveira Dantas