Estudantes vão testar trabalhos lançando ovos de torre com 15 metros

No total, serão mais de 30 os protótipos que irão ser lançados. O objetivo será verificar se as estruturas de proteção desenvolvidas pelos alunos se revelam capazes de proteger os ovos, “salvando-os” de uma queda de 15 metros.

O EggDrop surge no âmbito da unidade curricular de Projeto de Design Industrial 1, do 2º ano do curso de licenciatura em Design Industrial da Escola Superior de Tecnologia do IPCA. Este desafio consiste na conceção de uma estrutura biomimética de proteção ao impacto, que obrigou os alunos a identificarem uma espécie natural (vegetal, animal ou mineral) que tenha, precisamente, essa função na Natureza.

A partir daí, o objetivo inicial foi analisar e compreender a estrutura dessa espécie, de forma a mimetizá-la numa estrutura artificial inovadora capaz de proteger um ovo de uma queda de 15 metros. Depois de conceberem as suas estruturas, os estudantes também as prototiparam para a realização do teste experimental.

O IPCA convida a comunidade académica e a população em geral a acompanhar esta experiência que não só ilustra o trabalho desenvolvido pelos estudantes de Design Industrial, mas também proporciona, habitualmente, imagens espectaculares e divertidas.