Foram quatro os Research Challenge SAPs nas áreas do Design, Inteligência Artificial, Turismo, Gestão, Finanças e Contabilidade, nos quais os jovens investigadores foram ainda divididos em grupos de trabalho multidisciplinares para a procura de soluções conjuntas e inovadoras para o futuro. Os resultados excederam as expetativas e foram apresentados projetos inovadores com viabilidade de aplicação.
Neste contexto foi também realizado o Simpósio RUN-EU+ com a apresentação de 25 posters científicos selecionados na RUN-EU. Neste evento os investigadores, estudantes de doutoramento com orientadores RUN-EU, tiveram a oportunidade de apresentar e ver discutidos os seus trabalhos. Nas palavras do Pró-presidente para a Investigação e Inovação do IPCA, João Vilaça “está lançado o primeiro simpósio de investigação RUN-EU, que se espera seja o primeiro de muitos, este trabalho em rede funciona e deve ser partilhado para cativar mais jovens investigadores.”
Já a Vice-presidente para a Internacionalização do IPCA, Paula Tavares, enfatizou que a semana decorreu de forma muito positiva referindo que este tipo de desafio permite associar a aprendizagem com o convívio multicultural: “saímos todos melhor daqui, não apenas pelo networking óbvio, mas também com novos conhecimentos e amizades”.