IPCA marca presença na primeira edição da Comic Con Portugal (Exponor)

Além de dois standes onde serão apresentados jogos criados por alunos do curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais (EDJD), bem como material e trabalhos de estudantes dos cursos de licenciatura em Design Industrial e Design Gráfico e dos Mestrados em Ilustração e Animação e em Desenvolvimento de Produto, o IPCA estará em presente com a realização de cinco palestras no Auditório Games.

Nos dias 5, 6 e 7, a partir das 19h00, o diretor do curso de licenciatura em EDJD, Duarte Duque, vai ministrar uma palestra sobre “Animação e Tecnologias de Motion Capture para Videojogos”, na qual serão abordados temas relacionados com a animação de personagens em jogos digitais, desde a animação 2D até às mais complexas animações 3D. Nesta sessão será explorada a mais recente tecnologia MoCap da Xsens, com a realização de uma demonstração de animação de personagens 3D.

Nos dias 6 e 7, às 15h00, o diretor da Escola Superior de Tecnologia, Nuno Rodrigues, vai abordar o papel da investigação no futuro dos videojogos, tendo como ponto de partida o Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPCA, inaugurado em março passado e que é o único existente em Portugal.

No âmbito da Comic Con Portugal será ainda apresentado no stande do IPCA o videojogo Z-Horde. Trata-se de uma produção independente de alunos e ex-alunos da licenciatura em EDJD, que conta com o apoio do IPCA através da disponibilização dos recursos existentes no centro de investigação.

A Comic Con Portugal será um evento único dedicado a uma variedade de temas associados à cultura pop, designadamente Banda Desenhada, Cinema, Televisão, Videojogos, Cosplay, Anime e Manga.

O programa do evento está disponível no site www.comic-con-portugal.com.