Equipa “Pop Up Finance” vai representar o IPCA no Poliempreende Nacional

O pitch final da fase regional do concurso de vocação empresarial decorreu no dia 10 de julho, no Campus do IPCA, em Barcelos. Pela primeira vez a final nacional vai decorrer na Universidade da Madeira, de 2 a 5 de setembro.

As equipas a concurso abrangeram estudantes de todos os ciclos de estudo e ainda docentes.

A grande vencedora da fase regional foi a equipa “Pop Up Finance”, composta por Isabel Diogo, Paulo Martins e Duarte Silva (três estudantes do Mestrado Profissional em Gestão para Executivos), a docente Teresa Dieguez, Emmanuel Abilheira (estudante de Mestrado em Inteligência Artificial), e Ariana Silva (estudante do Mestrado em Ilustração e Animação). Este projeto inovador pretende melhorar a literacia financeira infantil através de um jogo físico. No jogo, as crianças simulam uma ida ao supermercado, onde aprendem conceitos essenciais como poupança, gestão de orçamento e tomadas de decisão conscientes.

O segundo lugar foi conquistado por Raquel Martins, finalista do curso de Licenciatura em Engenharia de Jogos Digitais, com o projeto “Aia Systems”, um sistema de assistência para idosos que combina inteligência artificial e dispositivos de monitorização avançados.

A fechar o pódio em 3º lugar ficou o projeto “Hestia ERP” criado por Daniel Pereira, estudante do curso de Licenciatura em Engenharia de Sistemas Informáticos pós-laboral. A proposta  consiste numa solução de software que otimiza a gestão empresarial através de um sistema integrado, respondendo às necessidades específicas de diversas indústrias como a têxtil e o comércio eletrónico.

O concurso Poliempreende destaca-se por incentivar o espírito e a cultura empreendedora, proporcionando uma plataforma para que ideias promissoras possam ser desenvolvidas e apresentadas por estudantes do ensino superior politécnico.

Com a vitória regional, a equipa “Pop Up Finance” avança agora para a fase nacional, onde competirá com as melhores ideias de todo o país, na esperança de trazer mais um bom resultado para o IPCA.