Indústria e cultura dos videojogos junta uma centena de especialistas no IPCA

Organizada em parceria pela Escola Superior de Tecnologia do IPCA e pela Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (SPCV), a conferência tem como tema “A Tecnologia e a Arte dos Videjogos” e vai explorar questões ...

Organizada em parceria pela Escola Superior de Tecnologia do IPCA e pela Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (SPCV), a conferência tem como tema “A Tecnologia e a Arte dos Videjogos” e vai explorar questões relacionadas com o desenvolvimento e design de jogos digitais, a economia e a indústria digital, os estudos sobre jogos e a relação entre jogador e cultura.

A Videojogos é uma iniciativa anual da SPCV que visa a promoção do debate e reflexão acerca dos principais componentes dos jogos digitais, constituindo também uma montra daquilo que é feito nesta área em Portugal.

No âmbito do desenvolvimento e design de videojogos serão abordados temas como os efeitos visuais e de som, a arte nos jogos, a realidade aumentada e a realidade virtual, as técnicas de prototipagem e os dispositivos de interação.

Na vertente económica, a conferência vai debater a relação entre a indústria dos videojogos e a academia, o estado atual e as perspetivas futuras da indústria portuguesa de jogos.

Serão, ainda, debatidas questões relacionadas com os vários tipos de videojogos (jogos sérios, jogos para dispositivos móveis e jogos indie), bem como a escrita especializada, a relação da tecnologia com a arte e, entre outros, o público dos jogos indie e a motivação do jogador.

O programa completo da Videojogos 2014 está disponível, no site da conferência, em bravo.ipca.pt/videojogos.