Docente do IPCA lança obra em defesa da Engenharia para o futuro de Portugal

Capa Engenharia copy.pt final 7 de Out 2014

A obra, que será apresentada no âmbito do XX Congresso da Ordem dos Engenheiros, apresenta uma perspetiva da importância do papel dos engenheiros no desenvolvimento de Portugal, defendendo como caminho futuro a conceção e projeção, através destes, de novos produtos com Tecnologia própria em empresas portuguesas com ligação às Universidades e aos Institutos Politécnicos.

Neste livro, Gilberto Santos serve-se de exemplos práticos, tendo selecionado 12 empresas nacionais que desenvolvem produtos próprios, com a participação de engenheiros e, nalguns dos casos, com ligação a instituições de ensino superior.

Em “engenharia pt”, o autor defende que, para superar a crise profunda, Portugal necessita, obrigatoriamente, de promover o Desenvolvimento Tecnológico, considerando que “sem isso será impossível haver Inovação, por muita Ciência que se faça”.

Segundo Gilberto Santos, “vários estudos demonstram que o padrão de vida de um país depende em geral da capacidade de educar um grande número de engenheiros inovadores, que desenvolvam, nomeadamente, produtos capazes de enriquecer a economia do seu país”.

A obra, com a chancela do Grupo Editorial Vida Económica, tem prefácios assinados pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Matias Ramos, pelo presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, pelo antigo reitor da Universidade Nova de Lisboa, Sampaio da Nóvoa, e pelo presidente do Conselho Diretivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos.