Aprovado Primeiro Doutoramento a ser Outorgado pelo IPCA

Doutoramento em Engenharia da Digitalização recebe creditação de 6 Anos e é o primeiro doutoramento internacional a ser aprovado na rede da universidade europeia RUN-EU.

O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) tem o prazer de anunciar que o novo Programa Doutoral em Engenharia da Digitalização (PD-ED) foi creditado por um período de seis anos. Este doutoramento, primeiro no âmbito da aliança RUN-EU, é um marco importante para o IPCA e para a rede de universidades parceiras.

O PD-ED é um programa internacional desenvolvido em conjunto pelo IPCA, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a Technological University of the Shannon (TUS) na Irlanda. Esta colaboração permite que os estudantes beneficiem das infraestruturas, laboratórios e grupos de investigação das três universidades, promovendo um ambiente de pesquisa diversificado e de alta qualidade.

Nas palavras da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes: “Este é mais um marco histórico para o IPCA que, depois da aprovação pela Assembleia da República, em 2023, à outorga de doutoramentos pelos Politécnicos vê concretizado este grande anseio. Somos uma instituição pública de grande qualidade e estamos na vanguarda a nível da oferta formativa que disponibilizamos, acompanhando as necessidades do mercado e da transformação digital que vivemos. É, por isso, imperativo contribuir para a formação de profissionais nestas novas áreas tão determinantes para o desenvolvimento do país e do mundo”.

Benefícios e Oportunidades

Os estudantes do PD-ED terão a oportunidade de participar em cursos breves de formação avançada e escolas de investigação internacionais oferecidas pela rede RUN-EU. O programa mantém, ainda, uma forte ligação à indústria, contando com uma rede de mais de 40 empresas em Portugal e na Irlanda. Esta colaboração industrial é essencial para o desenvolvimento de teses, estágios nos núcleos de I&D das empresas, e rotações laboratoriais internacionais, proporcionando aos doutorandos uma experiência prática e imersiva.

O doutoramento é cientificamente suportado por investigadores doutorados integrados em cinco unidades de I&D:

• 2Ai Applied Artificial Intelligence Laboratory
  • IDEAM Research Institute
  • Software Research Institute
  • Institute of Telecommunications
  • Technology Education Research Group

Compromisso com a Inovação e a Transição Digital

O PD-ED foi concebido para capacitar a indústria e as entidades públicas na adoção de tecnologias digitais emergentes, promovendo a inovação e o desenvolvimento sustentável. As áreas de foco incluem sistemas ciberfísicos, automação, inteligência artificial, Cloud e IoT, tecnologia 5G e sistemas energéticos inteligentes. Este programa visa não apenas formar recursos humanos altamente qualificados, mas também multiplicar atividades de investigação e potencializar a transferência de conhecimento e inovação nas regiões abrangidas pela RUN-EU.

Este programa doutoral contribuirá significativamente para a estratégia europeia de transição digital e para a formação avançada de recursos humanos, consolidando o IPCA como uma instituição de referência no ensino e na investigação aplicada.

Este é o primeiro doutoramento a ser outorgado pelo IPCA, sendo que a instituição já leciona, atualmente, três doutoramentos em parceria com universidades portuguesas, nas áreas da Contabilidade, Desenvolvimento de Jogos Digitais e de Design.

Em breve serão anunciadas as condições e prazos de candidatura ao curso.