Sessão de Abertura do Ano Letivo 2014/2015

A cerimónia foi presidida pelo presidente do IPCA, João Carvalho, perante um auditório repleto de estudantes que tiveram hoje o seu primeiro dia no ensino superior. Na sua intervenção, João Carvalho realçou o facto de o ...

IMG_1537
IMG_1542

Na sua intervenção, João Carvalho realçou o facto de o IPCA ter sido o segundo politécnico do país com melhor taxa de ocupação de vagas na 1ª fase do concurso nacional de acesso.

“Embora o IPCA se possa orgulhar de ter preenchido 69 por cento das vagas oferecidas, esta média seria ainda maior se, por comodismo, deixássemos de oferecer cursos em regime pós-laboral”, disse o presidente da instituição. Caso fosse contabilizada apenas a oferta do regime diurno, este a percentagem de vagas ocupadas logo na 1ª fase ultrapassaria os 90 por cento.

A este propósito, João Carvalho disse não encontrar “qualquer justificação para que o concurso nacional de acesso, destinado a jovens que terminam o 12º ano, inclua cursos em regime pós-laboral ou em e-learning”. Em sua opinião, “esta oferta formativa deveria ser objeto de candidatura específica, autónoma e destinada a trabalhadores ou maiores de 23 anos”.

Por outro lado, João Carvalho salientou que “61 por cento dos estudantes escolheram o IPCA como primeira opção”. Trata-se, segundo disse, de “dados estatísticos dos quais nos podemos orgulhar, sendo também um indicador de reconhecimento, visibilidade e qualidade do IPCA”.

Realçando o facto de não ter sido permitida a entrada de nenhum estudante com nota de licenciatura inferior a 10 valores, João Carvalho sublinhou os exemplos da entrada de candidatos com média de 18 em Design Industrial, 17,9 em Design Gráfico e 16,6 em Gestão de Atividades Turísticas.

Ao longo da sua intervenção, o presidente do IPCA apresentou, ainda, os diversos serviços que os estudantes têm à sua disposição no Campus, revelando o início da construção, em breve, de um novo edifício onde serão instalados o Gabinete de Relações Internacionais e o Centro de Informação Europe Direct (CIED Barcelos), entre outros.

A sessão contou, ainda, com as intervenções dos diretores das escolas superiores de Gestão e de Tecnologia do IPCA, da Provedora do Estudante e do presidente da Associação de Estudantes, tendo-se seguido uma visita guiada ao Campus.