IPCA promove no Brasil 3ª Conferência Internacional de Jogos Sérios (SeGAH)

A edição deste ano conta com a colaboração da Universidade Federal Fluminense, sendo a primeira que se realiza fora de Portugal, no âmbito da aposta no carácter itinerante pretendido para esta conferência. A SeGAH é já ...

A SeGAH é já um dos principais eventos mundiais relacionados com a discussão e o uso de jogos digitais em áreas como a medicina e a educação, reunindo investigadores e profissionais de diversos setores.

No contexto específico da saúde, os jogos sérios podem ser utilizados numa infinidade de aplicações, designadamente através da utilização de simuladores para o treino clínico e cirúrgico, na educação de pacientes (por exemplo, no ensino de doentes diabéticos para lidarem com o controlo dos níveis de insulina), em ações de marketing e campanhas de sensibilização, na reabilitação cognitiva e motora, no diagnóstico clínico e na criação de ambientes virtuais, entre outras.

A SeGAH 2014 tem como oradores principais Igor Mayer (investigador da Delf University of Technology, da Holanda), Nuno Sousa (investigador e diretor do curso de Medicina da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho) e Thiago Rivero (neuropsicólogo e investigador da Universidade Federal de São Paulo).

A SeGAH é organizada pela Escola Superior de Tecnologia do IPCA, que, além de ministrar o curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, inaugurou no passado mês de março, em Barcelos, o primeiro Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais em Portugal.

A conferência conta com o patrocínio e acreditação da IEE, a maior associação mundial de profissionais para o avanço da tecnologia. Tem, ainda, o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Microsoft e da Unity.