SAS e AEIPCA promovem Semana da Responsabilidade Social

No âmbito desta iniciativa, vão realizar-se diversas atividades que visam contribuir e consciencializar a comunidade académica do IPCA para a promoção da cidadania. A Semana da Responsabilidade Social terá as seguintes atividades (gratuitas e de entrada ...

Semana Responsabilidade Social

A Semana da Responsabilidade Social terá as seguintes atividades (gratuitas e de entrada livre):

19 de Maio
15h30-19h15: Dádiva de Sangue
, no Espaço Copa com Cultura (ao lado do Bar da Cantina).
Estarão presentes Técnicos e Enfermeiros do Instituto Português do Sangue e Transplantação para fazer as recolhas.

20 de Maio
17h30-18h30: Tertúlia “Voluntariado pelo Mundo”
, no Espaço Copa com Cultura (ao lado do Bar da Cantina).
A Tertúlia terá como dinamizador o voluntário Diogo Soares, que tem participado em projetos de voluntariado nacional e internacional, tendo já estado em Moçambique e no México. Nesta atividade, Diogo Soares partilhará as suas experiências enquanto voluntário, através de histórias, fotos e vídeos, numa conversa informal e interativa.

21 de maio
11h00-18h30: 2.ª Edição de Venda de Garagem
, frente ao edifício da ESG.
Os estudantes terão a oportunidade de vender objetos usados (CD, livros, roupa, brinquedos, bijuteria, etc.) ou artigos fabricados pelos próprios.

15h00-16h30: Workshop “Suporte Básico de Vida”, no Espaço Copa com Cultura (ao lado do Bar da Cantina).
O bombeiro José Simões abordará assuntos relacionados com os primeiros cuidados a prestar em situações de emergência e acionamento de meios de socorro.

22 de maio
15h00-16h30: Workshop “Iniciação ao Voluntariado”
, no auditório 1 da ESG.
Elementos do Banco Local de Voluntariado de Barcelos abordarão questões práticas sobre o voluntariado, havendo ainda testemunhos de voluntários.

14h30-18h30: Mostra de Projetos de Voluntariado, no corredor da ESG.
Instituições de Barcelos (APAC, Associação Humanitário de Rio Côvo Santa Eugénia, GASC, Bombeiros Voluntários de Barcelos, Cruz Vermelha Portuguesa, entre outras), vão divulgar as suas áreas de intervenção e mostrar aos estudantes do IPCA atividades de voluntariado que estes podem realizar.

18h00-19h00: Aula de Zumba, em frente ao edifício da Cantina.
Esta atividade é organizada pela estudante Armanda Antunes, finalista de Design Gráfico, no âmbito de uma unidade curricular do seu curso. O objetivo é que cada participante da aula de Zumba traga um alimento para a Cruz Vermelha Portuguesa.

Todo o dia: recolha de alimentos para os estudantes carenciados do IPCA*.

23 de maio
Todo o dia: recolha de alimentos para os estudantes carenciados do IPCA*
.

* Estarão disponíveis pontos de recolha de alimentos, nas entradas dos edifícios da Escola Superior de Gestão, da Escola Superior de Tecnologia e da Cantina. Os alimentos recolhidos destinam-se, essencialmente, a responder a necessidades dos estudantes no início do ano letivo – setembro e outubro. Por isso, os contributos deverão incidir sobre alimentos não perecíveis, com um prazo de validade alargado, tais como: massa, arroz, enlatados, cereais, azeite, óleo, leite, açúcar e, ainda, produtos de higiene.

Para além destas atividades, em todos os dias da Semana da Responsabilidade Social estará disponível pontos de recolha de papel para reciclagem, nos edifícios da Escola Superior de Gestão, da Escola Superior de Tecnologia e da Cantina. O papel irá ser recolhido pelo GASC (Grupo de Ação Social Cristã) que receberá em troca alimentos para famílias carenciadas de Barcelos.