Julgamento simulado pôs à prova conhecimentos de finalistas de Solicitadoria

A simulação envolveu um total de cerca de 120 estudantes dos regimes diurno e pós-laboral do 3º ano do curso de licenciatura em Solicitadoria, que tiveram de trabalhar em dois casos práticos. Segundo Luiz de ...

Julgamento_Simulado_2

Segundo Luiz de Carvalho e Carlos Loureiro, ambos docentes do Departamento de Direito do IPCA, os estudantes foram confrontados com casos de responsabilidade civil contratual, tendo em vista a aplicação prática das matérias aprendidas ao longo da licenciatura.

A experiência de julgamento simulado acontece pela segunda vez, depois de uma primeira edição realizada no ano passado. “É um método muito positivo em termos pedagógicos e de aprendizagem”, referiu Luiz de Carvalho.

O julgamento contou, também, com a presença de estudantes dos 1º e 2º anos do curso em Solicitadoria, que puderam observar o trabalho dos seus colegas e antecipar o desafio que lhes será colocado no último ano de licenciatura.

Esta foi a primeira ação no âmbito da Semana da Solicitadoria, que prossegue no dia 14 de maio, a partir das 17h30, com a realização de uma conferência sobre “A Arbitragem de Consumo”, que terá como oradora a diretora do Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto, Isabel Afonso. A sessão será moderada por Rossana Martingo Cruz, docente do IPCA.

A Semana da Solicitadoria termina no dia 16 de maio, com a realização, pelas 16h00, de uma conferência sobre “O novo regime de estágio, que contará com a intervenção do vice-presidente do Conselho Regional do Norte e coordenador geral de estágios da Câmara dos Solicitadores, Luís Ribeiro.

Julgamento_Simulado_1
Julgamento_Simulado_3