IPCA entregou Cartas de Curso em cerimónia muito concorrida

No total foram entregues 182 Cartas de Curso e, pela primeira vez, Suplementos ao Diploma que contêm um histórico das unidades curriculares e atividades extracurriculares frequentadas. A sessão, que se realizou no Auditório Eng. António Tavares, ...

IMG_4061

A sessão, que se realizou no Auditório Eng. António Tavares, contou com as intervenções do presidente do IPCA, João Carvalho, do presidente do Conselho Geral do IPCA, António Marques, e do presidente da Associação de Estudantes (AEIPCA), André Soares.

Na sua intervenção, João Carvalho destacou a evolução do ensino superior em Portugal desde o 25 de Abril, salientando que, desde que o IPCA iniciou a sua oferta formativa, em 1995, “cerca de três mil estudantes já concluíram uma licenciatura nesta instituição”.

Segundo o presidente do IPCA, no ano letivo 2012-2013 “terminaram o curso de licenciatura 517 estudantes, 38 obtiveram o grau de Mestre e 53 o curso de especialização tecnológica”.

João Carvalho salientou que, “em apenas cinco anos, o número de graduados de licenciatura aumentou mais de 100 por cento”, classificando tal feito como um “notável contributo do IPCA para a formação superior e a melhoria da qualificação das pessoas de diversas regiões do país, incluindo as ilhas, mas em particular na região do Cávado e do Ave”.

O presidente do IPCA manifestou, no entanto, a sua preocupação com a taxa de abandono, revelando que, “nos últimos três anos, mais de 200 estudantes de licenciatura interromperam a sua matrícula”.

João Carvalho apontou quatro causas principais para este abandono prematuro dos estudos: dificuldades económicas, dificuldades em acompanhar as matérias lecionadas no curso, dificuldades em compatibilizar a atividade profissional com a frequência do ensino superior e a emigração.

Sublinhou, contudo, que o IPCA tem feito um grande esforço para combater este fenómeno. Por um lado, “mantém uma das propinas mais baixas do país, com pagamentos em 10 prestações”. Por outro, “em cada três estudantes, um recebe Bolsa num valor anual entre 600 e 5392 euros”. E criou, ainda, um Fundo de Emergência, no âmbito do qual foram despendidos, em 2013, mais de 20 mil euros que apoiaram 87 estudantes com graves carências económicas.

Respondendo a um repto lançado pelo presidente da AEIPCA, João Carvalho anunciou a criação de uma copa, que entrará em funcionamento no final da semana académica, destinada a permitir que estudantes, funcionários e professores tenham um local onde poderão aquecer refeições que tragam de casa.

A copa ficará instalada no espaço até agora ocupado pelo CIED Barcelos, junto ao bar da cantina, e estará equipada com vários micro-ondas, frigorífico e outros equipamentos úteis.

As fotografias da cerimónia encontram-se disponíveis para download AQUI. Para descarregar as mesmas basta seguir os seguintes passos:

1. Clicar na foto escolhida;
2. Do lado direito da foto, clicar nos três pontos (ooo) e a seguir em download;
3. Escolher o tamanho pretendido;
4. Clicar em download.