Escola Superior de Tecnologia e IVCS assinam protocolo de cooperação científica

DIGARC_ICVS_1

O protocolo visa aprofundar o relacionamento já existente, ao nível da investigação científica, entre os investigadores do Digital Games Research Centre (DIGARC) e o ICVS, nomeadamente em projetos das áreas das Neurociências e das Ciências Cirúrgicas.

Esta parceria vem permitir a inclusão dos investigadores doutorados do DIGARC como membros integrados no ICVS, de acordo com o regulamento de atualização de equipas de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

A atividade do DIGARC tem-se concentrado no desenvolvimento de projetos de investigação em interfaces naturais, jogos sérios (habitualmente designados por “serious games”) e aplicações médicas.

Membro do Laboratório Associado ICVS/3B's da Universidade do Minho, o ICVS é uma unidade de natureza multidisciplinar e caráter inovador, tendo como principal objetivo a promoção da investigação científica e tecnológica nas vertentes da Biomedicina, Transladação e Ciências Clínicas, com especial ênfase em Microbiologia e Infeção, Neurociências e Ciências Cirúrgicas.

Após a assinatura do protocolo, o diretor da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, Nuno Rodrigues, considerou que a relação resultante desta parceria com o ICVS “é profícua para o futuro” e adiantou que “esta colaboração visa desenvolver novos projetos e áreas de conhecimento na fronteira de duas áreas de aplicação”, a das Tecnologias e a das Ciências da Saúde.