Presidente da Câmara dos Solicitadores anuncia alterações no acesso à carreira

Abertura_Solicitadoria

José Carlos Resende e o presidente do Conselho Regional do Norte, Joaquim Baleiras, participaram na sessão de abertura do segundo semestre do curso de Solicitadoria da Escola Superior de Gestão do IPCA, trazendo novidades que se revestem de grande importância para os atuais e futuros estudantes que aspiram aceder à carreira.

As alterações propostas são de fundo, correspondendo a uma mudança radical de paradigma, renegando o papel de continuum da formação assegurada no ensino politécnico e universitário (Solicitadoria e Direito) para se configurar como uma autêntica praxis jurídica.

Um estágio com uma dimensão eminentemente prática, em que os formadores propõem aos estagiários a resolução de hipóteses práticas, simulações de situações reais cujo desafio para o formando será o de problematizar e de resolver como efetivamente o seriam caso fossem da vida concreta.

Outra novidade trazida a esta sessão foi a de que os resultados obtidos pelos estudantes dos vários institutos politécnicos e universidades serão publicitados pela Câmara (leia-se futura Ordem) dos Solicitadores segundo o modelo de ranking das Instituições do Ensino Superior.

Ainda na sessão, a Notária e docente do IPCA Leonor Moura apresentou o livro “Actos Notariais Privatizados”, da autoria de Luís Ribeiro.