CIED Barcelos juntou autarcas do Quadrilátero para debaterem a Europa

Perante uma plateia com mais de 170 pessoas presentes, os autarcas realçaram o contributo decisivo da União Europeia para o desenvolvimento do país e da região, apesar de alguns reparos apontados a determinadas políticas ...

IMG_9435

Perante uma plateia com mais de 170 pessoas presentes, os autarcas realçaram o contributo decisivo da União Europeia para o desenvolvimento do país e da região, apesar de alguns reparos apontados a determinadas políticas e opções da UE.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, defendeu que os municípios do Quadrilátero têm grande potencial e devem, por isso, “apostar nas sinergias”, trabalhando em rede e com estruturas de cooperação. Realçou, ainda, o facto de, mais do que nunca, o Quadrilátero falar a uma só voz e ter interesses comuns bem definidos.

Já Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, direcionou as suas intervenções sobretudo para a necessidade de acabar com “a Europa da economia pura e dura”. A nível regional, defendeu a importância de uma estratégia conjunta dos municípios do Quadrilátero, destacando a importância de resolver os “constrangimentos de mobilidade de pessoas e mercadorias” existentes.

A exemplo dos seus parceiros de debate, Paulo Cunha, presidente da Câmara de Famalicão, manifestou-se convicto de que a região terá muito a ganhar se os municípios continuarem unidos. Deu como exemplo o projeto Quadrilátero Cultural, que corresponde a uma resposta conjunta e única dos quatro concelhos na gestão dos fundos comunitários. “É decisivo trabalharmos em conjunto, falando a uma só voz, num espírito de colaboração entre os quatro, em prol da região”, disse.

Os três autarcas estiveram de acordo quanto à necessidade de aumentar o sentimento de pertença à Europa entre os cidadãos e salientaram que a manutenção de níveis elevados de abstenção nas eleições Europeias de maio próximo será um mau contributo para a democracia na UE.

A registar, ainda, a ausência neste debate do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, devido a dificuldades de agenda.

Tendo como pano de fundo as eleições Europeias de 25 de maio próximo, este foi mais um dos debates organizados pelo CIED Barcelos, um dos 19 centros que atuam em Portugal como intermediários entre os cidadãos e a UE, encontrando-se sediado no Campus do IPCA.

As imagens do debate encontram-se disponíveis AQUI.