CIED Barcelos promoveu visita à Comissão Europeia

DSC05934

Os resultados desta visita, organizada em parceria com a Representação da Comissão Europeia (CE) em Portugal e com o Serviço de Visitas da Direção-Geral de Comunicação da Comissão Europeia, foram considerados “excelentes” pela responsável pelo CIED Barcelos, Alzira Costa.

“Por um lado, foi-nos proporcionado um dia de trabalho que permitiu aos participantes envolvidos perceber, por dentro, o próprio funcionamento das instituições europeias, designadamente da Comissão Europeia, bem como a possibilidade de estar perante técnicos com voz ativa em áreas como a Educação, a política das empresas e a política do emprego da União Europeia”, disse.

“Por outro, graças à heterogeneidade do grupo, quer institucional quer em termos dos cargos exercidos, permitiu a cada um de nós o estabelecimento de relações de proximidade interpessoais que, naturalmente, poderão servir de alavanca no estabelecer de parcerias institucionais para o desenvolvimento de atividades em conjunto”, acrescentou.

A visita iniciou-se com a realização de uma série de reuniões no Edifício Berlaymont, sede da CE. No local, a delegação assistiu a uma apresentação sobre a arquitetura institucional da CE feita por Ana Faria, do BEPA (Bureau European Policy Advisors), e a uma apresentação do canal Europe By Satellite, por Madalena Monge, do Serviço Audiovisual da Direção Geral de Comunicação.

Ainda na sede da CE, o grupo pôde visitar a Sala de Imprensa do Berlaymont e assistir à apresentação do primeiro Relatório de Anticorrupção da União Europeia.

Após esta visita, seguiu-se um almoço de trabalho, que contou com uma apresentação subordinada ao tema “Comissão Europeia: o Governo europeu? O Ano Europeu dos Cidadãos”, a cargo de Telmo Baltazar, membro do Gabinete da Vice-Presidente da CE Viviane Reding, responsável pelas áreas da Justiça, Direitos Fundamentais e Cidadania.

Durante o período da tarde, os participantes assistiram a mais três apresentações, que decorreram no Centro de Visitas da Comissão.

Glória Nunes Rodrigues, da Direção Geral da Educação e Cultura, abordou a política europeia de Educação e apresentou as linhas gerais do Programa ERASMUS +, seguindo-se uma abordagem à Política das Empresas por José Freitas, da Direção geral das Empresas e Indústria. Finalmente, Teresa Oliveira e Sara Almeida, da Direção Geral do Emprego, apresentaram a política do emprego da UE.

O dia de trabalho terminou com uma visita à Representação Permanente de Portugal (REPER) junto da Comissão Europeia, tendo o grupo sido recebido por Hélder Joana, porta-voz da REPER, e Quirino Mealha, ligado à Política Regional e aos Fundos Estruturais.

No último dia da visita a Bruxelas, o CIED Barcelos proporcionou ainda uma ida ao Parlamentarium – Centro de Visitantes do Parlamento Europeu. No local, o grupo teve a oportunidade de, através de um ambiente multimédia dinâmico e interativo, revisitar os primórdios da origem/construção da UE, bem como ter o contacto com o funcionamento do Parlamento Europeu.

Antenas de Informação

Aproveitando os contactos proporcionados por esta iniciativa do CIED Barcelos, os elementos que compuseram a delegação abordaram a possibilidade de aprofundar parcerias no sentido de divulgar a informação europeia.

Para breve está prevista a abertura de Antenas de Informação Europeia do CIED Barcelos na Biblioteca Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão), na Kerigma (Barcelos), na Associação Comercial e Industrial de Esposende e na Escola Profissional Amar Terra Verde (Vila Verde).

Estão, igualmente, previstas Antenas de Informação na Comunidade Intermunicipal do AVE (Guimarães), na Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e na Associação Académica da Universidade do Minho.

A delegação foi composta por representantes do IPCA, Associação de Estudantes do IPCA, câmaras municipais de Barcelos, Póvoa de Lanhoso e Mondim de Basto, Escola Profissional Amar Terra Verde, Associação Comercial e Industrial de Esposende, Kerigma, Biblioteca Camilo Castelo Branco, Comunidade Intermunicipal do Ave, jornais Correio do Minho e Barcelos Popular, Agrupamento de Escolas de Barcelos, Associação Académica da Universidade do Minho, IAPMEI, Rotary Club de Barcelos, Instituto do Emprego e Formação Profissional de Barcelos, Associação Comercial e Industrial de Barcelos e Associação Industrial do Minho.

O CIED Barcelos está sediado no Campus do IPCA e constitui um serviço de apoio ao cidadão, proporcionando um conjunto de serviços e atividades com o intuito de facultar informação europeia de âmbito geral, orientação, assistência e resposta a questão sobre legislação, políticas e programas comunitários.