Gabinete de Enfermagem gratuito para a comunidade académica

Toda a comunidade académica pode aceder, gratuitamente, ao novo serviço de enfermagem, sendo, no entanto, aconselhável a marcação de consulta através do envio de um e-mail para gab.enfermagem@ipca.pt. Caso exista disponibilidade por parte da equipa de enfermagem, o acesso à consulta pode ser feito sem marcação prévia, bastando que o utente se dirija aos SASIPCA no dia de atendimento.

Este novo serviço, que arrancou em janeiro de 2014, é assegurado por uma equipa de enfermagem do Centro de Saúde de Barcelos, composta por um enfermeiro e uma enfermeira.

A consulta de enfermagem tem como principais objetivos a informação, aconselhamento e encaminhamento, quando necessário, para outros serviços de saúdes capazes de responder mais eficazmente ao problema.

Na área da saúde, os SASIPCA dispõem ainda dos seguintes serviços gratuitos para toda a população académica:

Consulta de Psicologia

O Gabinete de Psicologia tem como objetivo a promoção do bem-estar psíquico e relacional dos estudantes, docentes e funcionários do IPCA, bem como a prevenção de comportamentos de risco e optimização do desenvolvimento pessoal e social dos estudantes ao longo da sua experiência no ensino superior. As consultas de psicologia decorrem no respetivo gabinete de atendimento localizado nos SASIPCA e são gratuitas, mas carecem de marcação prévia, através do e-mail gab.psicologia@ipca.pt.

Consulta de Clínica Geral

Todas as segundas-feiras, entre as 16h00 e as 18h30, qualquer elemento da população académica do IPCA pode usufruir de consultas de Clínica Geral/Planeamento Familiar, no Centro de Saúde de Barcelos, mediante marcação prévia nos SASIPCA. Para tal, os interessados devem enviar um e-mail para sas@ipca.pt, indicando o nome, o número de utente do Serviço Nacional de Saúde e a data e hora pretendida para a consulta. O valor das consultas corresponde às regras do Sistema Nacional de Saúde (isenção para quem tem direito ou pagamento de taxa moderadora no valor de 5€)

Consulta de Cessação Tabágica

A Consulta de Cessação Tabágica está disponível nos Centros de Saúde de Barcelos e de Barcelinhos. As consultas são isentas de taxa moderadora e poderão ser marcadas diretamente no Centro de Saúde pretendido.

Disponibilização de fármacos e preservativos

Nesta área, os SASIPCA, disponibilizam a toda a comunidade académica:
– comprimidos para dores diversas (paracetamol ou anti-inflamatório) e para indisposições de índole digestivo (náuseas, vómitos e diarreias);
– material de primeiros socorros para pequenos curativos (pensos, gazes, algodão e desinfetantes);
– preservativos.

Para informações adicionais, os interessados deverão ser contactar diretamente os SASIPCA (presencialmente ou através do telefone 253 802 503, no respetivo horário de atendimento) ou através do e-mail sas@ipca.pt.