Dia do IPCA estreou o novo auditório Engº António Tavares

Dia_do_IPCA_03

Dia_do_IPCA_48

Para o presidente do IPCA, João Carvalho, este foi um dia especialmente marcante, precisamente, pelo facto de estrear o Auditório Engº António Tavares, homenageando assim o docente da Escola Superior de Tecnologia falecido há cerca dois anos.

Este novo espaço integra o futuro centro de investigação dedicado aos jogos digitais, que será inaugurado no final de fevereiro, após um investimento total de cerca de 2,7 milhões de euros.

Na intervenção de encerramento da sessão solene do Dia do IPCA, João Carvalho anunciou novos investimentos para 2014, designadamente “o início da construção do novo edifício da Escola Superior de Tecnologia, que ficará ligado a este centro de investigação”.

Segundo o presidente do IPCA, em 2014 avançará também a construção, no Campus do IPCA, de “um novo edifício para os serviços académicos, o CIED Barcelos e o Gabinete de Relações Internacionais”.

“Quanto à residência de estudantes, parece que a opção passará pelo apoio do Município de Barcelos através da recuperação de edifícios da cidade para criar mini-residências”, acrescentou João Carvalho.

Salientou, igualmente, “o facto de se esperar que, já a partir de setembro, passem a ser oferecidos cursos de curta duração”, conforme prevê o governo, o que irá implicar a criação de polos do IPCA e o consequente aumento do número de estudantes, docentes e funcionários.

João Carvalho afirmou, ainda, que “o IPCA é um exemplo de boa gestão dos dinheiros públicos”. A este propósito adiantou que o instituto “não tem dívidas a fornecedores, nem empréstimos bancários”, apesar de ser a instituição de ensino superior público com “menor financiamento do Estado por estudante”.

Na sua intervenção, o presidente do IPCA realçou ainda o sucesso académico de vários estudantes e ex-estudantes, destacando os vencedores do concurso nacional Poliempreende 2013, Ricardo Pereira, e da final mundial da Imagine Cup 2013, Ana Ferraz, que aqui se licenciou e iniciou o projeto que lhe valeu esta vitória.

Da mesma forma, enalteceu o número de publicações científicas assinados por docentes da Escola Superior de Gestão e da Escola Superior de Tecnologia. “Só em 2013 e 2013, os professores do IPCA publicaram 103 artigos em revistas científicas de topo, de circulação internacional, 48 artigos em revistas científicas não indexadas, 56 livros ou capítulos de livros e 212 artigos em conferências nacionais ou internacionais”, referiu João Carvalho.

Por outro lado, destacou a aposta do IPCA na cooperação institucional, designadamente com universidades e institutos nacionais e internacionais. Um facto que se vem traduzindo, por exemplo, na mobilidade de alunos e docentes, na cooperação ao nível da investigação e na criação e ministração de ciclos de estudos conjuntos (tipicamente de 2º e 3º ciclos).

Acessibilidades e residências

Nesta Sessão Solene do Dia do IPCA intervieram, também, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, o presidente do Conselho Geral do IPCA, António Marques, e o presidente da Associação de Estudantes (AEIPCA), André Araújo.

Miguel Costa Gomes referiu-se, essencialmente, a duas preocupações antigas do IPCA: as acessibilidades e as residências académicas. Relativamente a novos acessos, o autarca assegurou que “o projeto está pronto e cabimentado, aguardando apenas um parecer das Estradas de Portugal” para que a obra possa avançar.

Quanto às residências, revelou ter sido, recentemente, contactado por “um privado que está disponível para uma solução que não envolverá custos para o IPCA e que permitirá resolver o problema a preços controlados”.

Duas notícias que foram de encontro aos desejos e reivindicações manifestadas, um pouco antes, pelo presidente da AEIPCA, cuja intervenção se focou também na criação do bar académico que irá ocupar as instalações, no centro da cidade, onde se encontravam os Serviços Centrais do IPCA.

Por seu turno, António Marques, presidente do Conselho Geral do IPCA, considerou que o trabalho desenvolvido por esta instituição “demonstra que, mesmo em momentos difíceis, é possível fazer obra”.

“Se todos formos capazes de manter a excelência como aqui no IPCA vamos, certamente, ser capazes de dar um contributo positivo para vencer este difícil momento”, disse.

Distinções

A sessão solene ficou ainda marcada pela entrega de várias distinções que pretenderam homenagear os professores do IPCA que, em 2012 e 2013, completaram provas de agregação, num total de três, e doutoramentos, num total de 15.

Foram, ainda, entregues distinções às duas docentes que obtiveram melhores resultados nos questionários de avaliação pedagógica preenchidos pelos estudantes e ao professor que registou maior número de publicações em revistas científicas indexadas durante o período 2011-2013.

Por fim, foram entregues prémios de mérito a estudantes do IPCA, bem como o Prémio de Empreendedorismo 2013 ao líder da equipa que venceu o nacional Poliempreende deste ano, Ricardo Vilas Boas Pereira, e o Prémio Inovação 2013 à vencedora nacional e mundial da Imagine Cup, Ana Ferraz.

O Dia do IPCA ficou, igualmente, marcado pela abertura do novo edifício dos Serviços Centrais, localizado no Campus.

Dia_do_IPCA_55