Box para televisão desenvolvida em parceria com o IPCA vence prémio nos EUA

A QUID Box é um dispositivo inovador que pretende revolucionar o modelo atual de utilização e interação com a televisão e a set-box associada, transformando esta combinação num centro ativo de entretenimento e comunicação familiar. Esta ...

QUIDbox_01

Esta nova box altera o paradigma de utilização da televisão, fornecendo uma solução de baixo custo que permite efetuar videochamadas, jogar jogos familiares, utilizar apps utilitárias, realizar compras online, aceder a conteúdo multimédia dos diversos dispositivos móveis de toda a família, medição de audiências, entre outros.

Esta panóplia de aplicações é utilizada através de uma combinação de gestos e comandos de voz, afirmando-se como um novo, simples e intuitivo paradigma de interação.

A QUID Box é um projeto da Portlane, uma empresa sediada em Braga, tendo sido desenvolvida em parceria com a Escola Superior de Tecnologia do IPCA.

O produto mereceu um Innovation Honoree Award, na categoria dos Componentes Domésticos de Audio-Vídeo, atribuído pela CES no âmbito de uma competição que distingue, anualmente, produtos eletrónicos de consumo com base no seu caráter inovador em termos de engenharia e design, divididos em 29 categorias.

Os produtos selecionados neste prestigiado programa são avaliados por um painel constituído por designers industriais, engenheiros independentes e membros da media comercial. Os critérios de avaliação passam por fatores como a qualidade da engenharia, a estética e qualidade do design e o valor de uso/função e usuário do produto.

Este programa de inovação é patrocinado pela Consumer Electronics Association (CEA), entidade que organiza a Internacional CES, um certame que desde 1976 se vem assumindo como ponto de encontro á escala global da mais avançada vanguarda tecnológica de electrónica do consumo.

A QUID Box vai estar exposta, de 7 a 10 de janeiro, na International CES 2014, que decorrerá no The Venetian de Las Vegas, nos Estados Unidos. No dia 5 será também exibida na CES Unveiled, o evento oficial de media da International CES, que decorrerá no Mandalay Bay, das 16h00 às 19h00.