Programa 30 anos

Para assinalar os 30 anos do IPCA, escolas, unidades e estudantes prepararam um programa de comemorações em que a academia, ao longo do ano 2024, partilhará conhecimento e cultura, celebrando os feitos e as conquistas, antecipando as ambições do futuro.

As comemorações dos 30 anos do IPCA iniciaram com uma Tertúlia sobre “O Papel da Mulher na Democracia”, organizada em colaboração com o Município de Barcelos, no âmbito do programa das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovido pelo Município de Barcelos. A tertúlia foi moderado por Maria José Fernandes, Presidente do IPCA, e teve como oradoras Catarina Martins, Ilda Figueiredo, Isabel Menéres, Lídia Pereira e Maria de Belém Roseira.

Até 7 de maio decorreu, no piso 1 da Biblioteca José Mariano Gago, a exposição: «Livros Proibidos Antes do 25 de Abril», com réplicas dos livros proibidos e apreendidos pela censura que vigorou em Portugal, durante o Estado Novo.

No dia 23 de Abril, foi inaugurada a exposição “Dão-nos um lírio e um canivete”, um projeto que reúne os Cursos Técnicos Superiores Profissionais de Audiovisual Digital, Design para Medias Digitais e Ilustração e Arte Gráfica.

Nos 50 anos do 25 de Abril, o Campus do IPCA juntou-se em uníssono, ao som das Tunas do IPCA e da Grândola Vila Morena, para celebrar a Liberdade!

“Liberdade de Expressão: Antes e Depois” foi o tema da conferência que trouxe ao IPCA Moisés de Lemos Martins, Professor Catedrático Jubilado da Universidade do Minho.

Exposição com imagens representativas das cidades dos participantes na “InWeek” – Semana Internacional do IPCA, que decorre de 20 a 24 de maio, no Campus, em Barcelos.

No dia 22 de maio o IPCA recebe o lançamento do livro “25 Mulheres”, da ilustradora e docente da Escola Superior de Design do IPCA, Raquel Costa. 25 Mulheres é um álbum ilustrado que celebra e questiona a condição feminina em Portugal, nos últimos 50 anos.

No âmbito do Dia Mundial da Poesia e do Dia Mundial do Livro, que se celebram entre os meses de março e abril, a Biblioteca do IPCA tem a decorrer, até 31 de maio, um concurso de poesia.

A Escola Superior de Design e a Academia de Leitura juntam-se para assinalar o dia da criança, que se celebra a 1 de junho, refletindo sobre a importância da leitura, dos textos, e, sobretudo, das imagens, que se tornam visíveis num objeto editorial, como é o livro infantil e a a sua relevância no crescimento das crianças. Esta iniciativa associa-se às comemorações dos 30 anos do IPCA, com uma exposição dos livros produzidos, ao longo desses anos, por estudantes, docentes e alumni da ESD.

No ano em que se comemoram os 30 anos do IPCA, os Alumni são convidados a voltar a casa para um convívio que se prevê animado e descontraído, com música e diversão.

Os estudantes e alumni do Mestrado em Ilustração e Animação foram convidados a representar em imagens (ilustrações e animações) a sua visão dos 15 anos do MIA. A exposição estará patente durante a CONFIA – Conferência em Ilustração e Animação, que decorre nos dias 4 e 5 de julho, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos.

a definir | Ciclo “Creativity Talks”

Ciclo de palestras e atividades de promoção da criatividade, que explora maneiras inovadoras de promover e preservar o turismo cultural e o património cultural de Barcelos. Organização em parceria com a Casa da Criatividade de Barcelos.

a definir | Conferência Criatividade em Tempos de Inteligência Artificial

Conferência com oradores multidisciplinares para debater a criatividade (a diferentes níveis) perante os desafios da inteligência artificial, com foco no plágio.

a definir | Jardim internacional

Plantação de 30 árvores/plantas originárias de 30 países diferentes, com a participação dos estudantes internacionais em mobilidade no IPCA.

a definir | Peddy paper: um percurso pelos 30 anos de história

Um percurso por vários locais que fazem parte da história destes 30 anos de IPCA.

a definir | Dia do Antigo Estudante IPCA

Conjunto de atividades dirigidas aos Alumni, para promover o lançamento do “Dia do Antigo Estudante do IPCA”.

a definir | Concurso: Mural comemorativo dos 30 anos do IPCA

A Escola Superior de Design do IPCA vai ganhar cor, com a criação de um Mural Comemorativo dos 30 anos IPCA, com o envolvimento da sua comunidade académica.

19 dezembro | Sessão Solene dos 30 Anos do IPCA

Cerimónia institucional de comemoração dos 30 anos do IPCA.

19 dezembro | Gala dos 30 Anos do IPCA