Candidaturas abertas para o ano letivo 2025/26 (até 08 de outubro)
👉🏻 Edital de Abertura das candidaturas – 1º Semestre 2025/26
MAIS INFORMAÇÕES |
Horários e regime de aulas
Horários | 1º semestre 2025/26
Os horários dos cursos de línguas CLIPCA variam conforme o regime de lecionação do curso.
Os cursos do regime diurno estabelecem-se entre as 9h00 e as 18h00, de 2ª a 6ª feira, e entre as 9h00 e as 13h00, aos sábados, podendo variar de 1 a 5 dias por semana.
Os cursos do regime pós-laboral estabelecem-se entre as 18h00 e as 22h00, de 2ª a 6ª feira, e entre as 9h00 e as 13h00, aos sábados, podendo variar de 1 a 5 dias por semana.
Os cursos podem realizar em regime presencial, em regime E-Learning (regime de ensino à distância) ou em regime B-Learning (regime misto de ensino à distância e ensino presencial). A aprendizagem em regime de ensino à distância é feita através de aulas por videoconferência, sendo necessário um computador com câmara e bom acesso à internet.
No edital de abertura são definidos o horário e a calendarização das aulas.
Locais de formação/cursos
Os cursos do CLIPCA podem ser lecionados nos diversos polos da Escola Técnica Superior Profissional (Braga, Esposende, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde) – e no Campus do IPCA – Barcelos.
Os cursos à medida, a título excecional, podem decorrer nas instalações dos organismos, instituições ou empresas que o requererem, tendo horário e preçário próprio.
Transportes e mobilidade
Considerando a proximidade aos diferentes concelhos do vale do Ave e Cávado, existem variadas soluções de transporte e mobilidade que permitem fazer a ligação entre os polos da Escola Técnica Superior Profissional (Braga, Esposende, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde) – e o Campus do IPCA – Barcelos.

Toda a informação acerca de horários e custos dos transportes disponibilizados pode ser encontrada na página dos Serviços de Ação Social: Transportes SAS IPCA.
O IPCA promove também a mobilidade sustentável, através do projeto UBIKE-IPCA, onde é possível utilizar bicicletas convencionais ou elétricas para as deslocações. Todas as informações acerca desta solução de mobilidade ecológica podem ser encontradas no site https://ubike.ipca.pt.
Se és Internacional podes encontrar mais informações em Como chegar a Barcelos.
Emissão de documentos certificativos
Certificado de inscrição
Após finalizado o processo de inscrição e durante a frequência do curso, os participantes podem solicitar a emissão do certificado comprovativo da sua situação de inscrição e frequência no curso.
Nota: Para os participantes estrangeiros será emitida uma declaração que poderá ser usada para solicitar a emissão do visto junto das entidades competentes. É da exclusiva responsabilidade do participante verificar, junto da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) ou de outra entidade competente, se os documentos de certificação emitidos cumprem os requisitos exigidos pelas mesmas. O CLIPCA não assume qualquer responsabilidade pelas decisões tomadas pelas entidades competentes quanto à sua aceitação ou rejeição.
Certificado final de curso
A indicação do subnível de domínio do idioma atingido pelo participante figurará num certificado de final de curso, atribuído àqueles que terminarem o curso com aproveitamento (de acordo com a metodologia de avaliação adotada no curso) e tiverem assistido a pelo menos 75% das aulas, e corresponderá ao sistema de níveis definido no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).
No caso de não aproveitamento ou impossibilidade de avaliação do nível, o participante poderá solicitar um certificado de participação desde que tenha assistido a pelo menos 75% das aulas.
No caso de frequência parcial o participante poderá solicitar um certificado de participação relativo ao número total de aulas assistidas (sem referência ao nível do curso).
COMO SOLICITAR DOCUMENTOS CERTIFICATIVOS
A emissão dos documentos deve ser solicitada pelo participante, com a sua respetiva identificação , através do preenchimento do formulário.
Testes de Nível
O CLIPCA não dispõe de Teste Diagnóstico para determinação do nível do candidato.
A escolha do nível do curso é da responsabilidade do candidato.
Os interessados podem consultar o quadro resumo do conjunto de níveis de referência comuns propostos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) – Escala Global do QECR. No caso de o candidato não conseguir determinar o seu nível, poderá realizar um teste diagnóstico gratuito, meramente indicativo, através do link https://www.languagelevel.com/.
Utilizador elementar | A1 | É capaz de compreender e utilizar expressões familiares e correntes assim como enunciados simples que visam satisfazer necessidades imediatas. É capaz de apresentar-se ou apresentar alguém e colocar questões ao seu interlocutor sobre assuntos como, por exemplo, o local onde vive, as suas relações, o que lhe pertence, etc. É capaz de responder ao mesmo tipo de questões. É capaz de comunicar de forma simples desde que o seu interlocutor fale clara e pausadamente e se mostre colaborante. |
A2 | É capaz de compreender frases isoladas e expressões de uso frequente relacionadas com assuntos de prioridade imediata (por exemplo, informações pessoais e familiares simples, compras, meio envolvente, trabalho). É capaz de comunicar em situações correntes que apenas exijam trocas de informações simples e diretas sobre assuntos e atividades habituais. É capaz de descrever com meios simples a sua formação, o seu meio envolvente e referir assuntos que correspondam a necessidades imediatas. | |
Utilizador independente | B1 | É capaz de compreender os pontos essenciais quando a linguagem padrão utilizada é clara, tratando-se de aspetos familiares em contextos de: trabalho, escola, tempos livres, etc. É capaz de participar na maior parte das situações que podem ocorrer em viagem, numa região onde a língua alvo é falada. É capaz de organizar um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares, em diferentes domínios de interesse. É capaz de relatar acontecimentos, experiências ou um sonho, expressar um desejo ou uma ambição e justificar, de forma breve, as razões de um projeto ou de uma ideia. |
B2 | É capaz de compreender o conteúdo essencial de assuntos concretos ou abstratos num texto complexo, incluindo uma discussão técnica na sua especialidade. É capaz de comunicar com uma grande espontaneidade que permita uma conversa com um falante nativo, não se detetando tensão em nenhum dos falantes. É capaz de exprimir-se de forma clara e pormenorizada sobre uma vasta gama de assuntos, emitir uma opinião sobre uma questão atual e discutir sobre as vantagens e as desvantagens de diferentes argumentos. | |
Utilizador experiente | C1 | É capaz de compreender uma vasta gama de textos longos e complexos, assim como detetar significações implícitas. É capaz de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar as palavras. É capaz de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. É capaz de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso. |
C2 | É capaz de compreender sem esforço praticamente tudo o que lê ou ouve. É capaz de reconstituir factos e argumentos de fontes diversas, escritas e orais, resumindo-as de forma coerente. É capaz de se exprimir de forma espontânea, fluente e precisa e de distinguir pequenas diferenças de sentido relacionadas com assuntos complexos. |