Estudantes estrangeiros aprendem Português no IPCA

Aulas de Portugues_IPCA

Este curso, que se prolonga até 15 de setembro, tem uma forte componente prática, proporcionando aulas em contexto real, designadamente a realização de compras na feira semanal de Barcelos, viagens em transportes públicos e idas a cafés e restaurantes.

Com um total de 96 horas de formação intensiva, divididas em contexto real, de sala de aulas e de laboratório, o curso tem ainda uma forte componente cultural, tendo em vista proporcionar a estes estudantes estrangeiros um importante conhecimento sobre aspetos gerais e fundamentais acerca do modo de vida dos Portugueses.

Nesse sentido, o grupo de estudantes irá visitar, no âmbito desta formação, as cidades de Barcelos, Braga, Viana do Castelo, Guimarães, Esposende e Porto. Esta será uma forma de adquirirem um maior conhecimento cultural e histórico sobre a região Norte, sobretudo o Minho.

No concelho de Barcelos, onde o IPCA está inserido, serão efetuados vários roteiros, destacando-se os ancestrais Caminhos de Santiago.

Ainda no âmbito deste curso, os estudantes vão participar em ações de simulação de interação com entidades patronais portuguesas e de situações do dia-a-dia no recurso aos serviços das instituições de ensino superior nacionais.

Os jovens estudantes que estão a frequentar este curso são provenientes de países como a Bulgária, Turquia, Roménia, Polónia, Lituânia, Eslovénia, França e Grécia, entre outros.

Os cursos EILC são uma iniciativa da Comissão Europeia, no âmbito do Programa Erasmus, tendo em vista a preparação não só destes estudantes, como também dos participantes nos programas de mobilidade Comenius e Grundtvig.