IPCA assina protocolo de cooperação com 24 municípios

A sessão solene terá lugar, pelas 15h30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga. Este acordo tem como objetivo a cooperação científica e técnica com vista ao desenvolvimento económico, social, cultural, ambiental e territorial dos 24 municípios da região, que engloba mais de um milhão de habitantes. Entre os projetos previstos numa primeira fase constam teses de doutoramento, aconselhamento especializado, realização de eventos e publicação de trabalhos.

As três CIM reconhecem a importância que o conhecimento produzido naquelas instituições de ensino superior pode ter para qualificar a intervenção pública ao nível do desenvolvimento regional. Pretendem, por isso, focalizar e potenciar esse conhecimento em temas prioritários na região, bem como desenvolver mecanismos que promovam a participação conjunta em atividades de caráter técnico-científico e de investigação. O planeamento, a coordenação e o acompanhamento das diversas ações será alvo de adendas ao protocolo inicial.

A CIM do Alto Minho integra os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Cerveira. A CIM do Cávado junta Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde. Já a CIM do Ave agrega Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Famalicão, Vizela e Mondim de Basto.