Estudantes do MIA promovem cultura urbana do skate no Milhões em Festa

Segundo Diogo Soares e Diogo Valente, os dois autores do projeto Deka, esta iniciativa envolve a instalação, nos dias 26, 27 e 28 de julho, de estruturas “skatáveis” que serão, simultaneamente, objeto artístico graças à intervenção de vários artistas.

Juntando vários ilustradores convidados, entre os quais Heymikel (Miguel Sousa), Birita (Fábio Birita) e Chuago (Pedro Oliveira), o evento envolve ainda a atuação simultânea de diversas bandas, agindo num âmbito cultural, artístico e social e propondo para Barcelos um evento de cultura urbana que junte ilustração, animação e design, na promoção do skate e de novos artistas em Portugal.

O tumblr Dekaday foi o ponto de partida para este projeto, começando como um diário gráfico para que, paralelamente, existisse a vontade de registar algo novo todos os dias. Neste momento, existe já uma coleção composta por cerca de 200 tábuas.

O Dekalhões terá continuidade na próxima semana, durante o Festival Good Waves, e envolverá o desenvolvimento um mural no Parque da Cidade de Barcelos.

O projeto Deka foi criado pelos estudantes Diogo Soares e Diogo Valente, no âmbito do curso de Mestrado em Ilustração e Animação, sob orientação dos docentes Jorge Brandão Pereira e Paula Tavares.

A atividade deste projeto pode ser acompanhada na internet, através dos seguintes links: www.facebook.com/dekabros, www.dekaday.tumblr.com e https://www.facebook.com/events/1386925688195359/1394459110775350/?notif_t=like