Projeto nascido no IPCA vence final mundial da Imagine Cup 2013

9264144588_5c3d7cda50_o

«For a Better World» consiste no desenvolvimento de um dispositivo portátil que permite determinar o grupo sanguíneo em menos de cinco minutos, através do recurso de técnicas de processamento de imagem. Dadas as caraterísticas de baixo custo e facilidade de transporte pode ser um instrumento de grande utilidade em situações de emergência médica.

Este trabalho de Ana Ferraz resulta de um projeto de investigação iniciado no IPCA, durante a licenciatura em Informática para a Saúde, e que continuou a ser desenvolvido na Universidade do Minho, primeiro no curso de Mestrado e depois no Doutoramento, tendo Vítor Carvalho e Filomena Soares como orientadores.

Esta é a primeira vez que uma equipa portuguesa ganha o 1º prémio de uma final mundial da Imagine Cup.

A Imagine Cup é uma competição de caráter mundial, promovida pela Microsoft, que incentiva os estudantes a desenvolverem soluções inovadoras. Os temas da edição deste ano foram a Cidadania, Jogos e Inovação.

O projeto de Ana Ferraz foi vencedor na categoria de Cidadania (área da Saúde) .

Todas as informações sobre a edição deste ano da Imagine Cup estão disponíveis clicando
AQUI.