III Jornadas de Tecnologia dão ênfase ao papel da criatividade – 8 de maio

O objetivo é abordar a criatividade enquanto ferramenta para o desenvolvimento. Nesse sentido, os oradores convidados destacam-se pela utilização da tecnologia como forma de inovar e a criatividade como meio para desenvolver tecnologia. Estas III Jornadas, ...

Estas III Jornadas, organizadas pela Escola Superior de Tecnologia do IPCA, abrem com um painel dedicado à Criatividade. Entre os oradores estarão Vítor Santos, docente na Universidade Nova de Lisboa, e os fundadores da Yellow Mammoth, André Luís e Nuno Rivotti, uma empresa de conceito e animação formada por alunos e tutores da Odd School, projeto que se dedica ao mercado do entretenimento digital em Portugal.

O segundo painel do dia será subordinado ao tema «Inventa». Serão oradores Cristina Sylla, investigadora no Engage Lab, um laboratório integrado da Universidade do Minho que trabalha na área da intersecção das artes e da tecnologia, Marco Martins, um dos criadores da plataforma jobLOVR destinada à partilha de talentos à procura de emprego, e João Maia, responsável pelo desenvolvimento de um componente em linguagem de programação Ruby que tem tido grande projeção mundial.

As jornadas encerram com um painel dedicado aos sensores interativos. João Costa será um dos oradores em representação da SAR, uma empresa especializada em soluções tecnológicas nas áreas de automação e robótica, bem como Paulo Trigueiro e J. Oliveira que abordarão o reconhecimento de gestos e a nanopaint, respetivamente.

A sessão de abertura das III Jornadas de Tecnologia será presidida, a partir das 09h30, pelo Presidente do IPCA, João Carvalho, e pelo diretor da Escola Superior de Tecnologia, Nuno Rodrigues.

O programa das jornadas decorre desde o dia 6, com a realização de workshops dedicados ao desenvolvimento de aplicações Android, criatividade e geração de ideia para a criação de software e, ainda, desenvolvimento ágil com Ruby on Rails.