Projeto iniciado no IPCA vence final nacional da Imagine Cup 2013

O trabalho vencedor, intitulado «For a Better World», teve como mentor o docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCA Vítor Carvalho e resulta de um projeto de investigação ali iniciado, durante a licenciatura em Informática para a Saúde.

Ana Ferraz prosseguiu com este trabalho na Universidade do Minho, primeiro no curso de Mestrado e atualmente no Doutoramento, tendo Vítor Carvalho e Filomena Soares como orientadores.

O projeto «For a Better World» consiste no desenvolvimento de um dispositivo portátil que permite determinar o grupo sanguíneo em menos de cinco minutos, através do recurso de técnicas de processamento de imagem. Dadas as caraterísticas de baixo custo e facilidade de transporte pode ser um instrumento de grande utilidade em situações de emergência médica.

Após a vitória alcançada na competição nacional, Ana Ferraz vai representar Portugal na final mundial, em S. Petersburgo, Rússia, no próximo mês de julho.

A Imagine Cup é uma competição de caráter mundial, promovida pela Microsoft, que incentiva os estudantes a desenvolverem soluções inovadoras. Os temas da edição deste ano são a Cidadania, Jogos e Inovação.

O projeto de Ana Ferraz foi vencedor na categoria de Cidadania (área da Saúde) .