Site internacional destaca trabalhos de alunos de Design Gráfico do IPCA

Os projetos dizem respeito à criação de diferentes propostas de embalagens e rotulagem para produtos tão diversos como o Galo de Barcelos, latas de conserva, garrafas de água, açúcar refinado, maionese ou feijão. No caso de ...

No caso de Daniela Oliveira, o projeto respondeu ao desafio de criar uma embalagem para o Galo de Barcelos sem recurso à utilização de qualquer tipo de cola. A solução apresentada inspirou-se na cultura japonesa e baseia-se num sistema de encaixe entre as diversas peças que compõem a referida embalagem. As cores utilizadas fazem referência à tradição nacional.

Cátia Vide escolheu, por seu turno, desenvolver uma embalagem para uma edição especial comemorativa de uma conhecida marca portuguesa de alimentos em conserva. A proposta centrou-se em três produtos específicos: sardinhas em conserva, bacalhau em azeite e alho e atum assado à algarvia. Cada ilustração faz referência à origem do produto em questão.

A criação de uma garrafa gourmet para três sabores diferentes de uma conhecida marca de água portuguesa foi o desafio a que se lançou um outro aluno, cujo trabalho está, também, em destaque no «Packaging of the World». Paulo Korpys desenhou uma garrafa que, embora rompendo com a linguagem gráfica corrente, procura manter a identidade da marca, apostando em três características fundamentais: frescura, leveza e gourmet.

Pedro Silva Ferreira apresenta uma proposta de embalagem para três qualidades de açúcar refinado de mais uma marca portuguesa (branco, amarelo e castanho). O objetivo do aluno foi criar algo que fosse prático para o dia-a-dia, tendo em vista, essencialmente, a adequação do peso à comercialização em loja, a eficiência em termos de isolamento do produto, possibilidade de reutilização e adaptação a todos os grupos etários.

Uma embalagem para maionese, novamente de uma marca portuguesa, foi a aposta feita por Rafael Brandão, que desenvolveu três soluções para uma mesma identidade. O conceito central deste trabalho foi a representação dos diferentes sabores e das culturas que representam: mexicana, asiática e mediterrânea.

Finalmente, o aluno João Brandão criou uma embalagem para uma edição especial de feijão em lata de uma marca internacionalmente conhecida. O objetivo foi o desenvolvimento de uma edição comemorativa para assinalar o contributo desta marca para a manutenção do abastecimento alimentar durante a II Guerra Mundial. O design deste projeto inspirou-se na propaganda de guerra britânica e pela ideia de racionamento de distribuição de bens alimentares durante o conflito.

Os trabalhos podem ser apreciados clicando AQUI e AQUI.